Covid-19: grupo de trabalho de associações do Vale do Itajaí tem reuniões diárias com administração estadual

Prefeito de Brusque, Ari Vequi conta que maior preocupação atual é a obtenção de insumos para tratamento da doença

Através da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Brusque passou a integrar um grupo de trabalho composto por três associações de municípios para aproximar as cidades do governo do estado nas questões relacionadas à pandemia.

Além da Ammvi, fazem parte deste grupo a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

De acordo com o prefeito Ari Vequi (MDB), a iniciativa veio do governo estadual e já havia sido realizada com municípios do Oeste e da Grande Florianópolis. Esta alternativa foi muito bem avaliada pela administração catarinense e foi expandida para cinco regiões, incluindo o Vale do Itajaí

Ficou definido que reuniões diárias já estão sendo realizadas com um comitê da Secretaria de Saúde estadual para que as demandas em relação ao tratamento da Covid-19 sejam repassadas.

A intenção é que os municípios tenham uma resposta mais rápida para suas solicitações em um momento crítico da pandemia em todo o estado.

“A Secretaria de Estado de Saúde vai querer saber tudo o que está acontecendo diariamente em cada região: quantos leitos faltam, quantos estão disponíveis, se está faltando respirador, insumos. A ideia é que eles possam tomar ações macrorregionais”, explica Vequi.

Segundo o prefeito, o foco do grupo de trabalho é dividido em quatro eixos: saúde primária, fiscalização, publicidade e rede hospitalar.

Vequi explica que, além da compra das vacinas, uma das principais reivindicações de Brusque e dos outros municípios da Ammvi é em relação a insumos para tratamento hospitalar da Covid-19.

“Estamos vendo a possibilidade do estado ajudar na compra de insumos e também na contratação de pessoas, às vezes falta gente para trabalhar nas UTIs de hospitais. O que eu levei para o secretário André Motta (de Saúde de SC) é que vai faltar insumos, a gente sabe disso. Acredito que esse grupo gestor vai trazer maior agilidade, vai ter mais proximidade”, diz.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube