Covid-19: grandes empresas poderão realizar testagens com apoio da prefeitura em Brusque

Ação em parceria com a Acibr envolve empreendimentos com ambulatório próprio

Covid-19: grandes empresas poderão realizar testagens com apoio da prefeitura em Brusque

Ação em parceria com a Acibr envolve empreendimentos com ambulatório próprio

Na tarde desta terça-feira, 15, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou um termo de cooperação em parceria com a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr). A ação possibilita que grandes empresas, com ambulatórios próprios, possam realizar testagem da Covid-19 em colaboradores com sintomas.

De acordo com o Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, a iniciativa envolve as empresas associadas à Acibr e segue o planejamento do poder público de descentralizar o enfrentamento contra a pandemia. Assim, ele ressalta que a ação tira essa demanda da rede pública e facilita o atendimento.

O secretário explica que a prefeitura vai auxiliar as empresas a montar o espaço, desde treinamentos com os profissionais no local até a disponibilização dos testes. Portanto, os empreendimentos terão que seguir um protocolo, além de contar profissional da saúde no local, como médico, enfermeiro ou técnico da saúde.

“A parceria veio em uma hora muito oportuna”, diz. “Nada vai fugir do tratamento científico. Com isso, então, tira do nosso foco mais um problema e permite que a secretaria possa continuar nas outras ações”, continua.

Osvaldo detalha que o funcionário, caso chegue na empresa com sintomas, poderá ser testado na própria empresa. “Os trabalhadores, ao invés de circularem pela cidade, poderão fazer o teste no local de trabalho. Ele receberá atestado e pode vir até a policlínica para buscar os medicamentos”, diz.

Neste primeiro momento, a Zen S.A. poderá iniciar com as testagens nos colaboradores, pois está adequada para receber os testes. A expectativa é que elas possam começar já na próxima semana.

Outras quatro grandes empresas, que são ZM, Sancris, Renauxview e Fischer, também vão fazer parte da ação no futuro. Contudo, a presidente da Acibr, pontua que a ação pode se estender para todas as empresas, mas que estejam adequadas ao protocolo. “Precisa ter um ambulatório e um aparato, pois é uma responsabilidade muito grande em fazer a entrega de testes”, explica.

Vão ser disponibilizados 100 testes por mês, fornecidos pelo Ministério da Saúde, para as empresas. À medida que eles acabarem, novos pedidos poderão ser feitos. Caso sobrar, os testes ficam de extra para o próximo mês. “Será como um posto avançado da prefeitura, mas com a estrutura da empresa”, pontua Osvaldo.

A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que a secretaria também orientará sobre os manuais, que mudam semanalmente. Ainda, ela aponta que os casos positivos devem ser notificados para a prefeitura. “Independente de ter dado positivo ou negativo, precisamos justificar o uso desses testes”, diz.

Parceria com empresas

Após sugerir a iniciativa da Acibr para a prefeitura, Rita Conti destaca a importância do diálogo com o poder público. “Tivemos a nossa reunião e relatei a satisfação de fazer um projeto como esse. São cinco empresas que, com o porte delas, envolve cerca de 5 mil pessoas”, comenta.

Ela explica que a associação organiza e faz o contato com os empresários. Além disso, um decreto foi publicado com detalhes e orientações para os empreendimentos interessados.

“É muito gratificante estar nesse momento fazendo essa parceria com o poder público. A gente ficou muito satisfeito de poder dividir essa carga que é muito pesada, que está nos hospitais e nas unidades de saúde. Esse diálogo é muito importante, às vezes a gente quer muito uma coisa, mas não entendemos como funciona”, diz.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, enaltece as parcerias, além de trazer expectativas positivas para a Saúde. “A classe empresária é parceira da cidade e nós queremos ser parceiros da classe empresarial”, diz.

“Temos tudo para ter um projeto vitorioso”, ressalta o secretário. “Vivemos um grande momento de paz no município, com as instituições conversando e hoje são parceiras. Isso resulta numa melhor atenção ao nosso cidadão, que é o nosso alvo”, finaliza.

Luiz Antonello/O Município

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo