Covid-19: cinco casos da variante delta são confirmados no Norte de SC
Cepa indiana tem alto nível de transmissão
Cepa indiana tem alto nível de transmissão
Nesta terça-feira, 20, foram confirmados cinco casos da variante delta do coronavírus em pessoas internadas em Joinville. A investigação destes pacientes teve início na semana passada, quando seis tripulantes, com sintomas da Covid-19, originários da África, entraram no Brasil pelo Porto de São Francisco do Sul.
Eles receberam atendimento em um hospital particular de Joinville e, como a região de origem possui registro de casos com a variante delta, as amostras foram enviadas para sequenciamento genético pela equipe da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville.
O material de cinco destes pacientes apresentou condições de passar pelo sequenciamento genético, com resultado positivo para a variante delta. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Dive-SC).
Os seis pacientes já receberam alta. Durante todo o período de internação, foi praticado o “isolamento de coorte”, ou seja, estes pacientes não tiveram contato com demais pacientes internados e todos os cuidados de precaução foram considerados por parte dos profissionais da saúde.
O navio, com bandeira do Chipre, chegou em Santa Catarina no dia 13 de julho, vindo da Austrália com saída registrada no mês de maio. Passou por Singapura, Índia, registrando a última parada na Ilha da Reunião, no continente da África, em junho.
A embarcação cumpre o regime de quarentena, segundo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os primeiros casos da variante delta foram identificados na Índia. Estudos científicos comprovaram que a principal característica dessa linhagem do coronavírus é a alta transmissibilidade.
Os sintomas são semelhantes às demais variantes, com destaque para a dor de cabeça, dor de garganta, coriza e febre.
Até o dia 19 de julho, já foram confirmados 110 casos da delta em território brasileiro, sendo que apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: