Corpo de Bombeiros de Guabiruba tem mudança no comando
Subtenente Carlos Henrique de Andrade é substituído em cerimônia pelo 3º sargento Luciano Schlindwein
Em cerimônia bastante prestigiada na noite desta quarta-feira, 27, autoridades e comunidade guabirubense acompanharam a troca no comando do 1º Grupo de Bombeiros Militar de Guabiruba. O subtenente Carlos Henrique de Andrade, que se aposentou por tempo de serviço e agora faz parte da reserva, foi substituído em cerimônia pelo 3º sargento Luciano Schlindwein.
Estiveram presentes no evento o prefeito Mathias Kohler, o vice-prefeito Valmir Zirke, a vereadora e presidente da Câmara Rosita Kohler, o tenente-coronel Otávio Ferreira Filho, o tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz entre outras autoridades. A cerimônia seguiu protocolo com execução do hino, discurso do subtenente e o tradicional banho de batismo do novo comandante.
O prefeito Mathias fez questão de enaltecer os bombeiros de Guabiruba. “É bom lembrar o trabalho valoroso que os bombeiros têm realizado não só aqui, como em todo o país. Não dá para não lembrar de Brumadinho e do trabalho fundamental destes profissionais. Em Guabiruba é uma satisfação o trabalho que vem sendo realizado”.
Integrante do governo municipal em 2003, quando surgiu o 1º Grupo de Bombeiros, Kohler desejou boa sorte ao novo comandante. “Ao sargento Henrique, nossa gratidão pelo comando e evolução do Corpo de Bombeiros nos últimos anos, e para o Luciano, que é filho de Guabiruba para nossa honra, envio votos de sucesso e oferta de parceria”.
A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Guabiruba.
Legado para cidade
O subtenente Henrique chegou em Guabiruba há nove anos. Antes disso, havia trabalhado como bombeiro em Curitibanos e em Brusque. Neste período a frente do quartel guabirubense, colaborou com a evolução e o crescimento gradativo da corporação. “Tivemos a contratação de um engenheiro para análise técnica, que melhorou muito o aspecto das vistorias. Além disso conseguimos aperfeiçoar nossos equipamentos e obtivemos viaturas”.
Um dos grandes legados que o subtenente deixa para o novo comandante é o avanço da construção do novo quartel. “Está tudo encaminhado junto ao poder público. Temos o terreno e creio que sairá entre um e dois anos. Seria um feito gratificante”.
Sobre o novo comandante, Henrique afirma que já aconselhou quanto a grande responsabilidade que terá a partir de agora. “Trouxe alguns ensinamentos deste período que estive no comando. É preciso ter bom relacionamento com a comunidade e o poder público. O Luciano tem competência para isso”.
Novos desafios
Embora conte com uma população de pouco mais de 23 mil pessoas, o atendimento de Corpo de Bombeiros é um serviço essencial. O novo comandante da corporação guabirubense acredita que terá grande desafio pela frente. “Sabemos das dificuldades. Temos efetivo baixo, mas uma quantidade crescente de ocorrências. Guabiruba registra em média cinco ocorrências todos os dias”.
Para ele, será importante contar com o apoio do poder público e da comunidade para continuar desenvolvendo o trabalho. “Neste primeiro momento vamos trabalhar para substituir ambulâncias de socorro, porque a maior parte do nosso atendimento é pré-hospitalar. Vamos procurar núcleos de empresários e principalmente o poder público para conseguir novas viaturas, já que estão muito defasadas”.