Cônsul Carlos Renaux é homenageado após 75 anos de falecimento

Solenidade será realizada nesta terça-feira, no salão nobre da Prefeitura de Brusque

Cônsul Carlos Renaux é homenageado após 75 anos de falecimento

Solenidade no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque e a deposição de uma coroa de flores no túmulo do imigrante franco-alemão Carl Christian Renaux marcam os 75 anos de falecimento daquele que é considerado o maior benfeitor de Brusque e um dos principais empreendedores da história econômica do Brasil, às 10h desta terça-feira, 28.

De sua residência, a Vila Goucky, às 10h30 de domingo, 28 de janeiro de 1945, o  Cônsul Carlos Renaux morreu há exatos 75 anos. Foi decretado luto oficial e feriado. Além das mais representativas autoridades estaduais, como o interventor federal Nereu Ramos e o arcebispo metropolitano Dom Joaquim Domingues de Oliveira, mais de 10 mil pessoas participaram de suas exéquias.

Para o ato de homenagem ao Cônsul Renaux e de apresentação das ações para corrigir o grave erro histórico cometido contra Santa Catarina, com a aprovação e sanção da lei federal nº. 13.617/2018, confirmaram participação vários prefeitos e presidentes de Câmara Municipais, a Igreja Católica, Igreja Evangélica Luterana e Conselho de Pastores de Brusque, além de descendentes do Cônsul Renaux.

As principais autoridades da área cultural catarinense, como a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), historiadora Ana Lúcia Coutinho, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), professor Augusto César Zeferino, confirmaram participação.

O evento é organizado pelo historiador Paulo Vendelino Kons, com o apoio da Família Renaux e da Prefeitura de Brusque.