Conheça projeto de Brusque aborda o gerenciamento da ansiedade em crianças e adolescentes
Temas como o controle de emoções, técnicas de respiração e relaxamento foram abordados durante os encontros
Temas como o controle de emoções, técnicas de respiração e relaxamento foram abordados durante os encontros
O Projeto Ansiosamente, de Brusque, foi elaborado pelo Programa Academia da Saúde no ano de 2022, com o objetivo de contribuir com o gerenciamento da ansiedade de crianças e adolescentes, por meio da construção de saberes, vivências lúdicas e técnicas que auxiliarão no processo de promoção da saúde e bem estar.
Este projeto prevê uma atenção diferenciada no cuidado com crianças e adolescentes, visto que, com a pandemia da Covid-19, essa faixa etária foi muito afetada com a perda do convívio social e a prática de atividades que faziam parte da rotina escolar e familiar, passando a utilizar por muito mais tempo as telas para o estudo e o lazer.
As circunstâncias podem ter desencadeado uma série de sentimentos, como a angústia e a ansiedade, relacionados à propagação do vírus, estilo de vida, novos comportamentos e avanços tecnológicos.
“O projeto é muito importante, pois a ansiedade já é um sintoma e um indicador do desequilíbrio emocional, que futuramente pode vir a se tornar sofrimento psicológico. A ansiedade está presente na sociedade moderna, e as crianças entendendo os motivos desencadeadores e as técnicas, vão poder levar esse conhecimento ao longo de toda a vida, podendo gerir crises”, destaca a coordenadora da Academia da Saúde, Jaqueline Marcos dos Santos.
O projeto piloto foi desenvolvido em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Paquetá, sendo divulgado para os pais e alunos. O público-alvo foram crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, especialmente as que manifestavam sintomas de ansiedade.
O projeto é aplicado pela profissional de educação física, Andréia Bósio, e a agente comunitária de Saúde, Danielle Soares Correa, da UBS Paquetá. O projeto tem duração de nove encontros, no contraturno escolar, no salão da Igreja Luterana do bairro Paquetá em Brusque.
As atividades são planejadas utilizando metodologias ativas de ensino, que auxiliam no aprendizado crítico e participativo, com tarefas que despertam o interesse e o debate na construção de novos saberes. Nos encontros, são realizados debates, dinâmicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento, música e trabalhos manuais. Os conteúdos teóricos são trabalhados de maneira lúdica, abordando temáticas importantes pertinentes aos relacionamentos e às emoções.
O projeto piloto realizado em novembro de 2022 resultou em baixa nos níveis de ansiedade apresentados pelos participantes com relatos de melhora no controle das emoções, diminuindo os sintomas físicos de angústia, dor no peito e falta de ar, e ainda, a diminuição do estresse.
E, devido ao sucesso, a atividade continua a ser desenvolvida na rede pública de saúde brusquense. “O projeto segue acontecendo no bairro Paquetá, e crianças e adolescentes, ou pais que estejam interessados em inscrever seus filhos, podem entrar em contato com pelo Whatsapp, através do número (47) 8434-0354, ou pelas redes sociais da Academia da Saúde”, finaliza a coordenadora da Academia da Saúde.
O projeto Ansiosamente é uma das cinco ações que representam o município de Brusque, no 8° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorre entre os dias 11 e 13 de abril, nas cidades de Capivari Baixo e Tubarão. O trabalho é apresentado na modalidade de exposição em banner, dentro da 5° Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”.
Leia também:
1. Chuva e queda das temperaturas à vista para Brusque e região; saiba quando
2. Justiça intima professor de Joinville acusado de apoiar ataque em creche de Blumenau
3. VÍDEO – Câmera de segurança flagra acidente entre dois carros e moto no Centro de Brusque
4. GALERIA – Recém-nascidos de hospital de Blumenau recebem fantasias de Páscoa
5. Havan alerta para golpes sobre suposta promoção de faqueiro