X
X

Buscar

Conheça opções de colônias de férias para o recesso escolar de julho em Brusque

Sesc, Link Idiomas e Clube Guarani oferecem para as crianças durante o período sem aulas

Conseguir fazer as crianças largarem o smartphone, notebook ou tablet é uma tarefa quase heroica para os pais durante as férias de julho. O uso indiscriminado da tecnologia pode levar as crianças à obesidade e ao sedentarismo. As colônias de férias se apresentam como uma boa alternativa para que os pais coloquem os filhos em atividades físicas e brincadeiras que são benéficas à saúde dos pequenos.

Leia mais: Academias ao ar livre de Brusque serão readequadas para atender pessoas com mobilidade reduzida

A rede municipal de ensino fará recesso de uma semana, entre 25 e 29 de julho. Neste período, muitos pais não têm onde deixar os filhos pequenos, porque não haverá plantão nas creches. Em Brusque, há três locais que oferecem colônia de férias para a criança. O Sesc conta com a maior colônia.

A colônia de férias do Sesc ocorre até o dia 29. Os pais interessados em colocar os filhos devem escolher entre as opções integral ou só meio período e com ou sem almoço [confira mais detalhes no box]. A assistente de atividades recreativas da entidade, Tatiana de Fátima Liebel, explica que as vagas são limitadas. Geralmente, participam de 50 a 100 crianças. Podem se inscrever meninos e meninas acima de três anos (que não usem fraldas) e que tenham dez anos completos até a inscrição.

Neste ano, o tema é Brincadeiras Olímpicas – Esporte e Cooperação, ou seja, as atividades serão todas inspiradas nas Olimpíadas Rio 2016. Segundo Tatiana, serão realizadas gincanas, contação de histórias, circuitos recreativos, apresentações artísticas e oficinas de construção de brinquedos, entre outras coisas.

A Link Idiomas também oferece colônia de férias. A escola tem opções para alunos e para a comunidade em geral, mas há limitação a 20 vagas. As atividades começaram na semana passada. Na segunda-feira, 18, entrou em recesso, mas retoma as atividades entre 25 e 28 deste mês com as atrações para os alunos.

Karina Ristow Kohler explica que a escola realiza a colônia de férias com crianças a partir dos quatro anos de idade. “Temos quatro camas-elásticas, piscina de bolinha, parquinho, mesa de tênis de mesa, escorregadores, mesa de airgame, jogo de basquete, campo de futebol e de voleibol, casinha de boneca, guerra de cotonete, castelinho pula-pula e tobogã gigante”, diz.

Exclusivo aos associados

O Clube Esportivo Guarani realiza entre 25 e 29 de julho a sua 4ª Colônia de Férias. O coordenador de esportes, Cristian Haag, explica que as atividades são restritas a crianças entre seis e 13 anos de idade. Os pequenos participarão de jogos, como futebol e tênis, e de brincadeiras à moda antiga, como pega-pega e caça ao tesouro. Haverá, ainda, um passeio ao Zoobotânico. As vagas são limitadas, geralmente, vão de 30 a 40.

Diferentemente da Link Idiomas e do Sesc, a colônia de férias do Guarani não é aberta à comunidade. Apenas associados e dependentes podem participar. Segundo Haag, este é o quarto ano que o clube realiza a atividade e o retorno dos pais sempre tem sido positivo. “Os pais gostam porque em casa as crianças não têm o que fazer”, diz.