Conheça estabelecimentos de Brusque que se destacam pelos nomes inusitados e criativos
Propaganda fictícia de salão de beleza fez sucesso na internet e chamou atenção para empresas com nomes diferentes
Desde semana passada, um comercial fictício da cabeleileila Leila, produzido pelo humorista Eduardo Sterblitch, foi alvo de diversas risadas e compartilhamentos nas redes sociais.
No Twitter, diversas pessoas compartilharam estabelecimentos com nomes criativos pelo Brasil afora. Um morador de Brusque compartilhou dois estabelecimentos da cidade conhecidos por seu nome criativo: Poluisom e Hot Wilson.
O jornal O Município procurou os proprietários das empresas, a fim de descobrir a ideia por trás dos nomes escolhidos. O sócio-proprietário da Poluisom, Dirceu Schaadt, conta que tem a loja na Avenida Primeiro de Maio em parceria com o irmão, Mauiro Schaadt.
“Foi meu irmão que criou o nome. A primeira ideia era para ser ‘Poluição Sonora’, escrito do jeito normal, mas ficaria muito grande. Com o tempo as ideias foram amadurecendo e ele teve a ideia de colocar ‘Poluisom'”, informa Dirceu.
Além disso, Dirceu conta que Mauiro, por ter um nome incomum, foi apelidado de ‘Polui’, em alusão ao nome da loja, sendo chamado assim pela maioria das pessoas que o conhecem.
Como a Poluisom tem 23 anos, o sócio-proprietário conta que os clientes mais novos e alguns curiosos ainda perguntam a origem do nome, enquanto os clientes antigos já conhecem a história.
Outro estabelecimento conhecido da cidade, o Hot Wilson, que trabalha com serviços automotivos como latoaria e pintura também é alvo de curiosos. De acordo com o sócio-proprietário, Ilson Stedile, o nome foi criado com a ajuda de um amigo.
Como Stedile coleciona carrinhos da Hot Wheels desde 1994 até os dias atuais, eles fizeram a relação do nome, com o nome dele, nascendo assim, a Hot Wilson.
O proprietário comenta que muita pessoas tem curiosidade, perguntam a origem do nome e tiram fotos do estabelecimento. A oficina foi aberta há 13 anos, e se localizou no Centro, Avenida Lauro Muller até o final de 2014, quando o proprietário decidiu mudar para a Avenida Primeiro de Maio, entrada do bairro Poço Fundo, onde se localiza atualmente.
O proprietário do food truck Bruskentinho, José Saporito, há 30 anos em Brusque, também recebe questionamentos de seus clientes sobre o nome. Saporito conta que foi uma mistura com o nome da cidade, e o quente, de cachorro-quente, no diminutivo.
Saporito comenta que as crianças gostam bastante do nome, e lembra quando o filho mais novo estava na escola, os colegas o apelidaram de Bruskentinho.
O proprietário do food truck conta que em 1989, veio de São Paulo com a família, e a ideia inicial era montar um mercado no bairro Águas Claras. Na época, ele havia vendido seus pertences na capital e depositado o dinheiro no banco.
Ao chegar em Brusque, não conseguiu sacar o valor. Sem emprego, ele decidiu vender cachorro-quente, criando a Bruskentinho e começou suas vendas na frente do Hospital Azambuja.
Atualmente, o food truck se localiza na Praça da Cidadania, e estava fechado temporariamente por conta do aumento dos casos de coronavírus. Saporito informa que o espaço deve voltar às suas atividades normais a partir da próxima segunda-feira, 3.