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Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Brusque para a infraestrutura

Continuidade da avenida Beira Rio nas margens direita e esquerda é um dos destaques

A continuidade das obras da avenida Beira Rio, tanto na margem esquerda, quanto na margem direita do rio Itajaí-Mirim está no plano de governo de cinco, dos seis candidatos a prefeito de Brusque.

Juntos, os candidatos têm 65 propostas para a área de infraestrutura do município. O Município analisou algumas delas. Confira:

  • Finalizar a extensão da Beira Rio em suas duas margens e prolongar pelos bairros Jardim Maluche, Rio Branco e Dom Joaquim, viabilizando recursos para implantar o canal extravasor;
  • Construir pontes em lugares estratégicos do município, encurtando distâncias e aproximando o cidadão dos bairros;
  • Ampliar as parcerias comunitárias de pavimentação para alcançar todos os bairros de Brusque e continuar os programas de drenagem e revitalização das ruas públicas nos bairros.

As parcerias com a comunidade para a pavimentação de ruas são um modelo adotado por várias gestões, porém, existe muita reclamação em relação a este tema. São constantes as reclamações de moradores que efetuaram o pagamento de sua parte, mas que não tiveram suas ruas pavimentadas, já que o processo acaba entrando em uma espécie de fila na prefeitura, que muitas vezes, não tem recursos para executar a obra.

  • Continuação das Beira Rios (projeto de contenção de cheias);
  • Construção da ponte da Cristalina;
  • Construção da ponte próximo ao Loteamento Ema/Fazenda;
  • Construção da ponte na área central – próximo ao Pavilhão da Fenarreco (buscaremos parcerias com o Estado e a União);
  • Pavimentação de asfalto, lajota, concreto. Valorizando os bairros, dando prioridade para as vias de terra. Levar o benefício onde mora o cidadão;
  • Ajustar o atual sistema de trânsito. Todo o nosso trânsito será repensado para promover a harmonia com o comércio, indústria e o cidadão;
  • Restauração da malha viária já existente;
  • Continuação e melhorias da pavimentação em asfalto e acostamentos nas vias da Limeira Alta, Ribeirão Tavares, Cedro Alto, Ribeirão do Mafra e Rua da Fazenda.

  • Seguir implantando a avenida Beira Rio, até os limites com o município de Itajaí e também no sentido oposto, em direção ao bairro Dom Joaquim;
  • Potencializar a utilização da Usina Municipal de Asfalto;
  • Concluir todas as obras em andamento;
  • Viabilizar, através de recursos públicos estaduais, federais ou de financiamento internacional, o início da construção do Anel Viário de Integração;
  • Construção de nova ponte no Centro, nas imediações do Pavilhão da Fenarreco e de novas conexões entre as avenidas Beira Rio;
  • Revitalização do trecho municipalizado da rodovia Antônio Heil;
  • Buscar garantir junto ao Governo do Estado a duplicação da rodovia Ivo Silveira e a implantação de terceira faixa na rodovia Gentil Archer;
  • Implantar a integração entre modais (bicicletas, ônibus, patinetes e outros);
  • Incentivar a utilização do rio Itajaí-Mirim para atividades esportivas, turísticas e de lazer;
  • Pavimentar as vias e construção de passeios contratados em 2014 com recursos do PAC Pavimentação, tais como ruas Evelina Morsch e Frederico Petrusky (ligação com Guabiruba pela rua Axel Krieger), ligação rua Santa Cruz x Zantão (Águas Claras), Serra do Moura (trecho de Brusque), Estrada Geral do Poço Fundo, a partir da Igreja Católica e Estrada Geral do Ribeirão Tavares;
  • Retomar o Programa Tapete Preto, em parceria com a comunidade, promovendo asfaltamento, concretagem ou lajotamento em vias, rumo à meta de pavimentar todo o município;
  • Revitalizar a Travessa Guilherme Krieger e outras vias, em parceria com a comunidade;
  • Melhorar a circulação do trânsito, com implantação de novos binários, ciclovias, modificação de sentido de ruas, mais sinalização, ilhas de segurança, faixas elevadas, semáforos sincronizados e programas educativos, como o Paz no Trânsito;
  • Estimular a implantação de novas formas de transporte público, como VLTs e BRTs;
  • Modernizar o transporte coletivo, com implantação de mais linhas, horários, tecnologia e pontos de ônibus humanizados;
  • Incentivar a construção e melhoria de calçadas;
  • Instituir Plano Municipal de Mobilidade Urbana;
  • Garantir a avaliação e revisão permanentes do Plano Diretor.

  • Projeção e abertura de novas vias para garantir novas alternativas ao sistema viário da cidade;
  • Programa Cidadão Nota 10: construção de novas calçadas em parceria com a população;
  • Pavimenta Brusque: programa eficiente de pavimentação em parceria com a população;
  • Implantação de um novo programa de macrodrenagem nos principais pontos críticos da cidade: Guarani, Limeira, Poço Fundo, João Bauer, Primeiro de Maio, Nova Brasília e Cedrinho;
  • Prolongamento da avenida Beira Rio margem direita (Cristalina até Limoeiro) e margem esquerda (Rio Branco até Volta Grande);
  • Superprojeto: Contorno Viário Regional em parceria com cidades vizinhas;
  • Duplicação do trecho municipal da rodovia Antônio Heil;

A duplicação do trecho municipal da rodovia Antônio Heil é uma obra que exige diversas desapropriações de imóveis para que possa ser feita, incluindo dos grandes centros comerciais, como FIP e Stop Shop. Demanda, portanto, muito planejamento e uma grande quantidade de recursos.

  • Humanização das margens centrais das avenidas Beira Rio;
  • Criação de um novo parque municipal e revitalização e manutenção dos parques existentes;
  • Projeto de duas novas pontes sobre o rio Itajaí-Mirim: bairro Rio Branco – Maluche (rua Ernesto Bianchini x rua Bruno Furbringer) e rodovia Antônio Heil x João Bauer.

  • Reavaliação dos acessos a Botuverá e Guabiruba, obras para destravamento da cidade;
  • Retomada do estudo do anel viário de Brusque visando sua implantação;
  • Continuação da Beira Rio sentido bairro Guarani, Dom Joaquim e até a divisa de Itajaí;
  • Duplicação das rodovias estaduais nos trechos urbanos (Ivo Silveira e Antônio Heil);
  • Destravar o trânsito da avenida Primeiro de Maio, Águas Claras, Limeira entre outros, com a abertura de vias, novas rotas, construção de viaduto e planejamento para os horários de pico;
  • Cobrança constante para a construção da Barragem de Botuverá, importante para minimizar enchentes em nossa cidade;
  • Realizar as obras de drenagem das chuvas e enxurradas nos principais pontos de alagamento;
  • Concluir as obras abandonadas como o Observatório Astronômico;Abandonada há mais de 10 anos, a obra do Observatório Astronômico de Brusque é envolta em polêmicas. Para que a construção seja concluída, exigirá que a prefeitura invista alguns milhões de reais, quantia que não está disponível no caixa atualmente.
  • Realização de obras de pavimentação nos bairros periféricos;
  • Concluir as pavimentações realizadas por meio de mutirão com as comunidades, respeitando o compromisso com os cidadãos;
  • Construção de calçadas nas principais ruas dos bairros, garantindo que sejam compatíveis com as regras de acessibilidade;
  • Implantação de Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos com direcionamento correto do lixo;
  • Reforma, manutenção e ampliação dos cemitérios municipais, incluindo novas formas de sepultamento (cemitério vertical)

Antes de ampliar o cemitério municipal, é necessário que a prefeitura o regularize. De acordo com o Ministério Público, o cemitério Parque da Saudade não tem licenciamento ambiental. A falta do documento, inclusive, faz parte de um inquérito que teve início em 2014 e investiga também a falta de licença de outros cemitérios da cidade.

  • Ampliação e melhoria da iluminação das vias públicas;
  • Manutenção constante das estradas do município e nas sinalizações, com participação popular na indicação de buracos e necessidades de melhorias;
  • Reforma e modernização das praças públicas e suas fontes de água transformando-as em espaços de convivência e lazer, bem como na arborização e embelezamento;
  • Urbanização dos bairros, para melhoria das condições de vida e do ambiente, adaptando-o às políticas de gestão urbana, habitação, regularização fundiária e recuperação ambiental, em especial das áreas de risco e de preservação;
  • Ampliar o sistema integrado de transporte coletivo a fim de atender as necessidades da população, com maior disponibilidade de horários e conforto;
  • Plano de distribuição de usuários do transporte coletivo por meio de veículos menores até as vias principais;
  • Construir os terminais urbanos descentralizados nos bairros;
  • Ampliar e melhorar os pontos de ônibus, em especial prevendo uma maior cobertura para os dias de chuva;

  • Cidade Inteligente – novas ciclovias unindo estabelecimentos públicos e os principais bairros ao centro da cidade, bem como instalação de mais estacionamentos exclusivos para estes veículos;
  • Implantar o programa municipal “Força Tarefa” – esgoto sanitário, buracos, calçamentos danificados, asfaltos pagos pelos moradores e não realizados, drenagem pluvial, bem como arborização dos espaços em toda a cidade;