X
X

Buscar

Confira regras para retorno do transporte coletivo em Brusque nesta segunda-feira

Decisão foi publicada pela Prefeitura de Brusque nesta sexta-feira, 21

O transporte coletivo municipal retorna as atividades nesta segunda-feira, 24, por meio do sistema Nosso Brusque. Na tarde de sexta-feira, 21, o Poder Público Municipal editou o Decreto nº 8.702, que estabelece os critérios mínimos de segurança sanitária e autoriza a retomada do serviço na cidade.

Para a medida, a Prefeitura de Brusque considerou o Decreto Estadual nº 630, que flexibiliza e regionaliza as medidas para enfrentamento a Covid-19.

Segundo o Decreto Municipal, para realizar o serviço a empresa responsável precisa observar algumas regras, tais como: controlar a lotação máxima limitada à capacidade de passageiros sentados, fornecer álcool em gel 70% e exigir a utilização de máscaras por todos os passageiros, motoristas e trabalhadores durante todo o percurso e nos pontos de ônibus, além de trafegar com as janelas dos veículos abertas ou, na impossibilidade, adotar meios de circulação do ar que garantam seu fluxo e renovação contínua.

O Sistema Nosso Brusque também precisa higienizar com frequência os veículos, aferir a temperatura de todos os colaboradores no início de cada turno de serviço, demarcar distância de segurança, de no mínimo 1,5 metro, nos terminais de embarque e desembarque ou locais destinados para fila.

Será necessário afixar nas dependências do Terminal Urbano e dos veículos de transporte coletivo, cartazes com orientações sobre boas práticas de prevenção ao novo coronavírus, entre outras medidas.

Regras para os passageiros

Ao utilizar o serviço de transporte público, os passageiros devem observar os seguintes protocolos de segurança: uso obrigatório e correto de máscaras para ingressar e permanecer no ônibus, não usar o transporte público se tiver sintomas de gripe ou Covid-19, utilizar álcool em gel toda vez que ingressar e sair do ônibus.

Aos passageiros também é solicitado transitar sentados, evitar aglomeração e respeitar a capacidade reduzida dos veículos.

“Anteriormente era obrigatório o pagamento somente com cartão. Agora vamos priorizar o cartão, mas o transporte também poderá ser pago em dinheiro dentro do ônibus. Tivemos muitas reclamações, porque o usuário precisava vir ao Terminal para comprar os créditos. Salientamos que todos os protocolos tem que ser muito bem observados”, ressalta o diretor do Nosso Brusque, Hermes Klann.

Para dúvidas e sugestões, entrar em contato pelo telefone (47) 3351-1314.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar