Como denunciar propaganda eleitoral irregular nas eleições 2020

Justiça eleitoral disponibiliza app Pardal para denúncias on-line

Como denunciar propaganda eleitoral irregular nas eleições 2020

Justiça eleitoral disponibiliza app Pardal para denúncias on-line

Os candidatos estão autorizados pela Justiça Eleitoral de realizarem propaganda eleitoral e iniciarem de fato a campanha desde o dia 27. A justiça disponibiliza o aplicativo Pardal, que possibilita ao cidadão denunciar propaganda eleitoral irregular. Através do app, é possível informar à Justiça Eleitoral e à Procuradoria Regional Eleitoral infrações e irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais em seus municípios.

Em 2020, por causa da pandemia, o período de propaganda autorizada está reduzido. Serão apenas 50 dias entre o início da campanha e a votação, marcada para 15 de novembro.

Ações de promoção anteriores ao dia 27 serão consideradas propaganda antecipada, caso haja pedido explícito de voto e menção à candidatura e exaltação dos pré-candidatos. Elas podem ter cobertura nos meios de comunicação, inclusive internet, se obedecerem esses critérios. Filiados ou pré-candidatos podem participar de programas, encontros ou debates, podendo, inclusive, expor as plataformas e projetos políticos.

Algumas regras novas estão sendo válidas pela primeira vez neste pleito. Entre elas, está a criminalização da divulgação de fake news, que pode resultar em prisão por até oito anos. A resolução número 23.610, de 18 de dezembro de 2019, dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral.

Denunciar propaganda eleitoral irregular

O app Pardal é gratuito e está disponível para Android e IOSTambém é possível fazer denúncias diretamente no site do TRE-SC (www.tre-sc.jus.br).

Nesta semana, o TSE atualizou o aplicativo, que funciona desde 2014. Agora, além da foto da denúncia, o usuário deverá enviar um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada.

Quando as denúncias tratarem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade. O app vai disponibilizar um link específico para que as denúncias sejam enviadas. Elas serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral de cada unidade da federação.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo