Anualmente, a empresa brusquense Intelidata promove exercícios físicos e alimentação balanceada entre os funcionários com o tradicional Projeto Saúde. Ao fim da iniciativa, os colaboradores mais engajados são premiados. Entretanto, em 2020, os organizadores precisaram adaptar a ação por conta da pandemia da Covid-19.
Normalmente, a proposta engloba atividades físicas, como participações em eventos de corrida e caminhada, receitas saudáveis, controle da saúde por meio de exames de sangue, os quais comprovam melhora nutricional. Com os funcionários em home-office, o incentivo por uma vida mais saudável foi um novo desafio para a equipe.
Segundo o profissional de educação física Renan Corrêa, a expectativa com o projeto era alta em fevereiro. A programação contava com muitas atividades externas e com a unificação da equipe.

“A pandemia mudou os planos e foi necessário adaptar sem perder o foco da interação. Tínhamos que fazer acontecer e não foi fácil. É um desafio criar atividades com recursos mínimos: sem sair de casa, por exemplo. Mas o pessoal tirou de letra”, conta.
Dentre as principais dificuldades, estava motivar as pessoas a executarem os desafios e manter a equipe engajada ao longo do ano. Ele conta que um exemplo de atividade foi a realização de alongamentos, que eram feitos em casa.
Deu certo e o resultado foi visto na primeira semana de dezembro, quando os funcionários participantes mais engajados foram premiados. Renan conta que 47 iniciaram o desafio e 39 finalizaram. Destes, 29 pontuaram e foram premiados.

Covid-19: a importância de se manter saudável

Após dez meses, a equipe avalia o Projeto Saúde como necessário em um momento de pandemia. A importância de manter a saúde em dia, com uma imunidade alta e força imunológica, é expressiva diante de uma situação inesperada como a Covid-19.

Segundo a diretora administrativa da Intelidata, Marenir Graf, a equipe se debateu para adaptar a ideia, já tradicional. “No começo, o pessoal ficou desanimado. Mas o tempo foi passando, a Covid-19 permaneceu e o pessoal começou a se engajar muito. Os resultados foram se expressando na metade do ano”, diz.
Ela reforça que Projeto Saúde tem a ver com a saúde em sua totalidade, não só com aparência física. A diretora administrativa também cita os conteúdos extras apresentados ao longo do projeto. Como a apresentação virtual de uma farmacêutica, que falou sobre os cuidados com a saúde atualmente.

Destaques em 2020

Segundo as regras, os seis ganhadores deste ano vão planejar o Projeto Saúde 2021 da Intelidata. Conheça os funcionários que mais pontuaram:
Deise Cintia Zunino, 34, desenvolvedora de software. “O projeto proporciona qualidade de vida. Neste ano, descobri uma nova modalidade de atividade física”, diz.
Maicon Willian Fugazza, 35, analista de suporte. “É algo sensacional, que independente do objetivo, a pessoa precisa praticar algo e a empresa proporciona isso”.
Harry Laube, de 32 anos, trabalha no setor comercial da Intelidata. “Para mim foi engajamento e superação. Melhorei como um todo, não só fisicamente, ajudou em tudo”.

Everaldo Pereira, 47, também do setor comercial. O projeto me ajudou a educar tanto a mente quanto o corpo, muito satisfatório chegar ao final e vislumbrar resultados”.
Renato Cezário, 36, desenvolvedor de software. “É um estilo de vida, a gente segue uma rotina mais saudável, com atividade física e boa alimentação”.
Jocilene Marcolla, 32, analista de RH e também organizadora desta edição. “Sempre tento cuidar da minha saúde, com alimentação e atividade física. O projeto oferece a oportunidade de estar cuidando e acompanhando através de exames. Como organizadora sempre reforçamos que esse projeto tem objetivo de cuidar da saúde e não apenas a perda de peso. Esse ano em especial reforçamos ainda mais a importância em aumentar a imunidade”, completa.

Receitas especiais

Além dos exercícios físicos, as tradicionais atividades com receitas da Intelidata marcaram a edição. Para o projeto, três nutricionistas fizeram a avaliação dos pratos.
Marenir também explica que, dentro de um período de dez meses, as receitas eram avaliadas bimestralmente. Portanto, foram feitas cinco receitas no ano. Como todo ano, os funcionários se esforçaram ao máximo para trazer pratos deliciosos e saudáveis, além de uma bela apresentação.
A nutricionista Ana Paula Libardo, participante do projeto, escolheu a receita Hambúrguer low carb de Deise Cintia Zunino. “Ao me deparar com a montagem do prato da Deise fiquei surpresa com a combinação dos nutrientes e harmonia da preparação como um todo. Ela pensou desde o pão de hambúrguer até a bebida que poderia acompanhar aquela refeição. Eu não conseguiria fazer melhor, por isso a escolhi”, conta.
Já o nutricionista Paulo Viteritte escolheu a receita Feijão carioca do Harry Laube Neto. “Saudável é comer comida. Uma saudável delícia é o Projeto Saúde da Intelidata. Prevenir doenças, mas sobretudo promover a saúde através da alimentação é o mais salutar e saboroso sistema de gestão para sua saúde”, comentou. Sobre a receita do colaborador, a escolha veio pela adaptação. “Entendo que a saúde é resgatar alimentos e preparações ‘nossas’. E nada mais icônico que o feijão”, complementa.
A terceira nutricionista, Izabella Imianosvky, escolheu a receita Torta de amora gelada, da Jocilene Marcolla. “Vemos que geralmente as receitas de tortas ou prontas para comprar podem ser sem glúten mas são carregadas de açúcar e muita farinha, por isso achei bacana que essa receita tem fibra, gordura boa, adoçante natural e uma apresentação linda. A preparação é relativamente tranquila para se fazer no dia a dia.”, finaliza.

Intelidata

Edifício CRF Prime, na rua Felipe Schimidt, nº 172 – Sala 301