Com novidades, Jogos Comunitários de Brusque começam nesta terça-feira

Primeiras disputas acontecem na Sociedade Rio Branco

Com novidades, Jogos Comunitários de Brusque começam nesta terça-feira

Primeiras disputas acontecem na Sociedade Rio Branco

A aguardada edição de 2023 dos Jogos Comunitários de Brusque (Jacobs) terá início nesta terça-feira, 11, com a competição de Bocha Vale Tudo Masculino, que ocorrerá na Sociedade Rio Branco. As duas primeiras partidas estão marcadas para às 19h30, entre Santa Rita x São Pedro e Zantão x Paquetá.

A programação da competição se estenderá até o final de outubro, envolvendo a participação de 27 comunidades. A abertura oficial está marcada para o dia 20 de julho (quinta-feira), às 19h30, na Arena Brusque. A solenidade contará com a presença de autoridades, ex-atletas, homenageados e apresentações de dança. O evento é aberto e será marcado pelo acendimento da tocha e o juramento dos atletas.

Jacobs 2023: quatro novas modalidades em destaque

Para a edição deste ano, os Jogos Comunitários de Brusque trazem quatro novas modalidades em sua grade.

Além das competições já conhecidas e apreciadas pelos participantes, como futebol, vôlei e basquete, os jogos agora incluem o futebol feminino society, beach tennis, poker e skate, este último como modalidade de apresentação.

A inclusão do futebol feminino society atende a uma reivindicação da comunidade, enquanto o beach tennis reflete o crescente interesse pelos esportes de areia. Já o poker, que na edição anterior foi inserido como categoria de apresentação, agora integra oficialmente a grade, com competições tanto no naipe feminino quanto masculino.

O destaque vai para o skate nos Jogos Comunitários de Brusque. Reconhecido como uma forma de expressão artística e esportiva, o skate é um fenômeno cultural que conquista cada vez mais adeptos em todo o mundo. Nessa modalidade, os participantes terão a oportunidade de exibir suas manobras e estilo único, proporcionando ao público um espetáculo visualmente impressionante. A ideia é implementar oficialmente a categoria em 2024.

As inscrições para as modalidades individuais serão feitas presencialmente no dia e local de cada disputa.

Tradição e história na competição municipal

Os Jogos Comunitários de Brusque tiveram início em 1994, com a participação de 19 bairros. O grande campeão daquela edição inaugural foi o bairro Bateas.

O bairro Jardim Maluche é o maior campeão da competição, com dez títulos gerais, seguido de perto pelo bairro São Pedro, com oito títulos. O São Pedro foi o vencedor da última edição em 2022, e a expectativa está alta para ver quem alcançará a glória neste ano.

Os Jogos Comunitários de Brusque representam uma tradição esportiva importante no município, proporcionando um ambiente de competição saudável e estreitando os laços entre os bairros. A cada edição, a comunidade brusquense se une para celebrar o esporte e promover a interação entre os participantes.