Com gramado encaminhado, Augusto Bauer precisa cumprir outros requisitos da FCF

Carlos Renaux deverá arcar com detalhes extracampo, principalmente nos vestiários, atendendo exigências da federação

Com gramado encaminhado, Augusto Bauer precisa cumprir outros requisitos da FCF

O Carlos Renaux começará 2020 trabalhando nas adaptações do Augusto Bauer para que esteja de acordo com o Manual de Infraestrutura de Estádios da Federação Catarinense de Futebol (FCF), e o foco está em trabalhos nos vestiários, como instalação de mais vasos sanitários e banheiros. Como o acordo com a prefeitura, Brusque e Havan só trata da troca do gramado, o clube proprietário do estádio arca com os custos.

Renato Petruschky, o Tato, deixa a presidência do Vovô do futebol catarinense e passa o bastão para Altair Heck, o Taíco, primeiro técnico do clube na nova fase no futebol profissional, iniciada em 2018. Em seus últimos dias à frente do Carlos Renaux, ele lembra que um representante da CBF fez a vistoria no Augusto Bauer ao fim de novembro, e que o estádio estava apto para a primeira fase da Série C do Brasileiro. A FCF, no entanto, é mais exigente.

“Agora temos que fazer principalmente a parte dos vestiários, que é pouco, é pouco, mas para os custos chegarem a R$ 5, R$ 10 mil, é fácil. A parte da Havan é ótima para nós no acordo porque nos dá mais garantias de que toda a parte de aluguel e manutenção do estádio será paga. Temos uma amizade e uma parceria com o Brusque. Mas se houve alguém prejudicado em algum ponto, inevitavelmente foi o Carlos Renaux, principalmente na questão de escolinhas e categorias de base, que não vão mais utilizar o gramado como antes”, comenta.

Tato, que seguirá no clube como membro do Conselho Deliberativo, explica que as crianças e jovens que jogam no Carlos Renaux passarão a treinar em outros locais. Entre as principais possibilidades, estão a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e o CT Rolf Erbe, onde o Brusque mais costuma treinar. A ideia é de que, às quintas-feiras, atividades sejam realizados no pequeno campo de grama sintética próximo à entrada do Augusto Bauer.

O acordo para troca de gramado do Augusto Bauer envolve duas etapas: a primeira é um convênio entre Carlos Renaux e Prefeitura de Brusque, no qual o maquinário da Secretaria de Obras retira o gramado do Augusto Bauer e deixa a superfície apta para o processo do plantio da grama em tipo esmeralda.

A segunda etapa consiste em um acordo entre Brusque, Carlos Renaux e Havan. A Havan, como patrocinadora master do Brusque, arca com os custos da troca do gramado do Augusto Bauer. A empresa também paga um valor ao Carlos Renaux, referente a aluguéis, manutenção e despesas gerais do estádio, e isto é vigente, a princípio, até o final de 2020.

Os trabalhos estão em andamento. Segundo o diretor de Patrimônio do Brusque, Marciano Giraldi, o sistema de drenagem passa por ajustes finais e deve estar pronto nesta semana. O que falta para terminar esta fase das reformas é a colocação e ajuste das bocas de lobo nas laterais do campo e a realização do nivelamento com topografia.

O trabalho deve ser realizado nesta terça-feira, 7, data programada para o início da instalação do sistema automatizado de irrigação, que deve ser entregue até o dia 14.