X
X

Buscar

Clube Filatélico Brusquense faz lançamento de envelope alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana

Mostra filatélica também foi uma das atrações do evento; exposição segue até o dia 15 de novembro, no Instituto Aldo Krieger

Para comemorar os 500 anos da Reforma Luterana, celebrado ontem, o Clube Filatélico Brusquense fez o lançamento do envelope comemorativo da data, em um evento no Instituto Aldo Krieger (IAK).

O envelope, com edição limitada, tem o selo comemorativo lançado em abril pela agência dos Correios de Brusque e também o carimbo da data que marca os 500 anos da Reforma: 31 de outubro de 2017.

“O envelope com o carimbo e o selo torna-se uma peça histórica, muitos colecionam esta temática religiosa”, diz o presidente do clube, Jorge Paulo Krieger Filho.

Durante o evento, Krieger Filho, o diretor dos Correios de Brusque, Rodrigo Cesar Barreto Pereira e o pastor Werner Brunken, representando os pastores luteranos da União Paroquial de Brusque, fizeram a obliteração do selo, ou seja, aplicaram o carimbo na peça.

Além do lançamento do envelope, também foi inaugurada a mostra filatélica sobre a Reforma Luterana. O filatelista Nathan Krieger exibiu suas peças sobre Martim Lutero e outros reformadores e também fez uma palestra sobre o tema.

O quarteto da orquestra do Colégio Cônsul Carlos Renaux, sob a regência do maestro Marcelo Hecke, também se apresentou durante o evento.

Krieger Filho destaca que a filatelia tem a capacidade de fundir conhecimento e cultura pelas emissões postais, por isso, o clube brusquense sempre busca realizar eventos que mostrem à comunidade a valorização da história.

“Desde a fundação do clube sempre participamos e elaboramos peças filatélicas em eventos importantes. No centenário de Brusque o clube teve uma boa participação, e temos todos esses arquivos guardados, que podem servir de material de pesquisa”.

A mostra filatélica com os selos sobre a temática da Reforma Protestante estará aberta ao público até o dia 15 de novembro, no Instituto Aldo Krieger.

Filatelia
A filatelia é o hábito de colecionar, estudar e pesquisar selos postais. Em Brusque, os colecionadores de selos postais fazem parte do Clube Filatélico Brusquense, que completou 82 anos de atividades este ano.

O clube nasceu em 1935 por iniciativa de Ayres Gevaerd, José Boateux Piaza, Oscar Gustavo Krieger e Érico Jorge Krieger e, mesmo com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, ainda permanece ativo e reúne cerca de 20 membros.