Cirurgia inédita em paciente com grave lesão no punho é realizada em Brusque

Procedimento foi realizado no Hospital Azambuja

Cirurgia inédita em paciente com grave lesão no punho é realizada em Brusque

Procedimento foi realizado no Hospital Azambuja

Na última semana, foi realizada no Hospital Azambuja a primeira cirurgia da cidade por videoartroscopia para uma luxação perilunar do carpo, este que é nome técnico para uma das lesões mais graves que existem no punho.

De acordo com o médico Ortopedista e Traumatologista e especialista em cirurgia da mão, Henrique Soares de Figueiredo, trata-se de uma das lesões mais complexas e graves do punho e que costumeiramente deixa sequelas graves e irreversíveis se não diagnosticada e tratada em tempo hábil.

O procedimento

“Antigamente, neste tipo de lesão, era realizado um acesso (corte) cirúrgico de aproximadamente dez centímetros e com grande lesão de tendões, musculatura, cápsula articular, entre outros. Com a técnica videoartroscópica, conseguimos fazer isso com cinco pequenos acessos de 0,5 centímetros cada um”, explica.

“Com isso, diminui-se a dor, sangramentos e o risco de infecção, já que o trauma cirúrgico é ínfimo, comparado à técnica tradicional. Além disso, podemos dar alta hospitalar mais precocemente, a cicatriz é muito estética e a recuperação tende a ser muito mais rápida”, complementa o médico.

Henrique ressalta ainda que a videoartroscopia vem sendo utilizada para resolução de lesões ligamentares, fraturas, luxações e outras situações há alguns anos em Brusque e classifica isso como um avanço para a cidade e região no que diz respeito à cirurgia da mão.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo