*Assista ao vídeo e confira a galeria de fotos ao final desta edição
Um autêntico bosque descoberto pelo Blog do Ciro Groh em uma propriedade particular localizada no bairro Dom Joaquim, em Brusque. Só de árvores frutíferas o espaço abriga mais de 50 espécies, sem contar a incontável variedade de outras plantas presentes no local.
A descrição acima tem tudo a ver com o dedicado trabalho de plantio iniciado há 25 anos pelo brusquense Valentim Dalmolini, de 64 anos, que desde então não parou mais de expandir sua minifloresta. Tudo isso a alguns passos de sua casa, presente em um amplo terreno aos fundos.
“Nesse pedacinho a gente tem caqui, acerola, limão, amora, anona, longans, jaboticaba, mamão, mirtilo, pitaia, abacaxi, abiu amarelo, tamarindo, além de uma outra variedade enorme de frutas que passam de 50, certamente”, conta Dalmolini.
“As árvores encontradas aqui são lindas. Tem uma jenipapo de mais ou menos dez metros de altura que gosto muito. Outra que chama atenção pela sua beleza é a jatobá. Mas se eu for começar a falar de todas, a conversa vai longe”, brinca.
Manutenção
É comum que a maioria dos bens materiais que possuímos venham gerar algum tipo de manutenção, mais cedo ou mais tarde. E com a minifloresta do Sr. Dalmolini a situação não é diferente.
Para manter toda a estrutura sempre em ordem se faz necessário um árduo trabalho de monitoramento permanente de cada espécie plantada no local, além é claro, dos serviços de limpeza.
“Conto com a ajuda de minha esposa, Sonia, além de minhas duas irmãs, Rosalina e De Lurdes. Sem essa cooperação mútua, jamais iria conseguir manter tudo isso aqui sozinho”, explica Dalmolini.
A horta e o jardim
Não podemos deixar de mencionar também a produtiva horta mantida pela família Dalmolini nos arredores do bosque, onde não é aplicado nenhum tipo de agrotóxico sobre as hortaliças, garantindo um alto padrão de qualidade dos alimentos.
Chegando em frente à residência, um belo e colorido jardim vem emoldurar todo o ambiente, composto por um gramado rodeado de flores que vão desde rosas, dálias, bocas-de-leão, olhos-de-boneca, antúrios, além de folhagens de tipos diversos.
Vídeo
Um vídeo que vale a pena ser assistido do início ao fim. Acompanhe:
Para encerrar, veja logo após os anúncios da Unifebe e prefeitura de Guabiriuba, todo o material fotográfico que reflete a beleza desse lugar. Agradecimento especial ao casal Valentim e Sonia Dalmolini, pela permissão da publicação dos cenários apresentados abaixo.
Oferecimento:
Leia também:
– Confira as lindas fotos registradas no bairro Limeira Alta, em Brusque
Galeria de fotos
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK