Vento: topo de edifício em Brusque tem rajada de 140 km/h nesta quarta-feira
A primeira metade desta semana está sendo movimentada no que se refere às condições do tempo em boa parte da região Sul do Brasil, em especial no estado catarinense, que tem a neve no Planalto Sul e as fortes rajadas de vento como destaques.
E esta quarta-feira, 18, não fugiu à regra pois a severidade do tempo vem se mostrando presente, diante da ventania que segue impactando especialmente os municípios situados em direção à faixa leste de SC.
O vento região de Brusque
A Groh Estações segue monitorando os picos de vento por toda a região brusquense, do Médio ao Alto Vale e os maiores índices da semana estão sendo registrados nesta quarta-feira.
De um modo geral, as rajadas estão apresentando uma oscilação de 29 a 55 km/h entre Brusque e Vidal Ramos, sem relato de transtornos decorrentes da ventania constante observada.
Porém, um valor chamou a atenção desta apuração. No topo do edifício Monte Castello, no Centro de Brusque, a velocidade medida alcançou incríveis 143,0 km/h durante a manhã desta quarta-feira.
Vale ressaltar que isso se deu devido a estação estar num ambiente muito elevado e sem obstáculos em volta. Já os equipamentos instalados próximos ao solo tiveram marcas de no máximo, 55 km/h, como já mencionado na tabela exposta abaixo:
Veja também:
– Guabirubenses brincam na neve de Urubici
– Brusquenses brincam na neve de São Joaquim
O que diz a previsão
O pior do vento já passou, informa o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho. As madrugadas seguem geladas em toda SC no restante da semana. O amanhecer de sexta-feira, 20, e sábado, 21, devem trazer as menores temperaturas mínimas da semana no estado, explica.
Com relação à previsão de chuva, há pouca coisa prevista até o final de maio para os brusquenses e moradores das demais cidades do Vale do Itajaí. Talvez, algo isolado e puco representativo, conclui o especialista.
Oferecimento:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK