O tempo no fim de semana trouxe como destaque, a passagem da trovoada sobre o Vale do Itajaí no início da noite do domingo, 30, potencializando pancadas de chuva acompanhada de fortes rajadas de vento.

Em Brusque, a estação meteorológica da rede Groh Estações, instalada no topo do edifício Monte Castello, no Centro da cidade, registrou o momento da ventania, anotando um pico de 101,9 km/h.

Fonte: Groh Estações

Importante destacar que esse valor numérico surpreendente se deu devido à altitude em que o equipamento está fixado, ou seja, no alto do prédio. Também, por não haver obstáculos em volta. Nas outras estações, instaladas em outros pontos do município numa elevação próxima ao solo, os picos tiveram uma oscilação entre 36 a 55 km/h.

Essa condição adversa do tempo não trouxe nenhuma consequência mais séria ao município, exceto algumas placas de propaganda fixadas à beira da estrada que não resistiram à ação do vento.

O vento na região

Em Guabiruba, a Maibaum, que fica em uma rotatória na rua dos Imigrantes, caiu diante da forte rajada. De acordo com o secretário de obras da cidade, Jair Bambrilla, a limpeza do local já foi realizada.

Foto: Reprodução/Arquivo O Município

No município guabirubense, a ventania potencializou rajas de 58,7 k/h no bairro Planície Alta, 51,5 km/h no Aymoré e 23,8 km/ no Lageado Alto, conforme apuração elaborada pelo Blog do Ciro Groh junto à rede Groh Estações.

Abaixo você confere o levantamento completo dos números do vento apontados no início da noite do domingo medidos em todo o Vale do Itajaí-Mirim, por conta da passagem da trovoada.

101,1 km/h – Centro/Brusque
58,7 km/h – Planície Alta/Guabiruba
55,4 km/h – Rio Branco/Brusque
51,5 km/h – Santa Luzia/Brusque
51,5 km/h – Aymoré/Guabiruba
48,8 km/h – Cristalina/Brusque
46,0 km/h – Tomaz Coelho/Brusque
43,9 km/h – Santa Terezinha/Unifebe/Brusque
40,4 km/h – Ourinhos/Botuverá
36,7 km/h – Souza Cruz/Brusque
27,7 km/h – Fazenda Rio Bonito/Vidal Ramos
23,8 km/h – Lageado Alto/Guabiruba
22,0 km/h – Centro/Presidente Nereu
16,6 km/h – Fazenda Rio Bonito/Vidal Ramos
16,6 km/h – Limeira Alta/Brusque
14,8 km/h – Centro/Vidal Ramos


PREVISÃO DO TEMPO

brusque
Foto capturada em Brusque na manhã desta segunda-feira/Arquivo: Ciro Groh

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, o tempo deve seguir instável diante de pouco a quase nada de sol nesta segunda-feira, 31, por toda a região de Brusque. Há previsão de chuva fraca a moderada sem hora definida para ocorrer.

Segundo Coutinho, o frio tende a começar a impactar os termômetros no Vale do Itajaí a partir da noite de hoje em direção à madrugada de terça-feira, 1. A sequência da semana traz o inverno de volta a toda SC, isso já em pleno novembro, conclui o especialista.

Oferecimento:

Leia também:
O que sabemos sobre o frio histórico em novembro que está a caminho de SC
Halo solar chama atenção ao ser visto no céu de Brusque no domingo


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK