Condição de absoluta normalidade no Alto Vale do Itajaí. Assim podemos definir a situação do rio Itajaí-Mirim nesta terça-feira, 29, em Vidal Ramos e Presidente Nereu, municípios que abrigam suas principais nascentes.
O volume baixo de chuva das últimas horas, registrado nessas regiões mais altas, se mostram insuficientes para proporcionar uma elevação significativa no nível do rio, remetendo assim, a um cenário de tranquilidade.
Abaixo estão os índices pluviométricos pontuados somente nesta terça-feira até por volta de 16h em cada lugar descrito em anexo na tabela. A apuração vem de encontro à descrição do parágrafo acima, que reflete acumulados menores em direção às cabeceiras do Itajaí-Mirim:
Quando o levantamento abrange o evento chuvoso num todo, a partir daí, temos acumulados surpreendentes assinalados em apenas quatro dias. Mesmo assim, os totais também ficam mais baixos em direção às cidades do Alto Vale.
Isso explica o motivo pelo qual, Brusque não esteja sofrendo com os impactos de uma grande enchente. Enquanto alguns locais brusquenses já somam valores acima de 250mm, em Vidal Ramos e Presidente Nereu, o somatório mostra marcas abaixo de 90mm.
A apuração a seguir leva em conta o período compreendido entre o sábado e o meio-dia desta terça-feira:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Nível do Itajaí-Mirim
A seguir temos as aferições feitas pela Agência Nacional de Águas (ANA), que tem suas réguas de medição instaladas no bairro Salseiro, em Vidal Ramos. Podemos observar uma condição estável do nível do Itajaí-Mirim entre 13h e 16h desta terça-feira, oscilando 1,74 e 1,75m, considerado normal pelo órgão:
Em Brusque
Em Brusque, a foto apresentada abaixo, capturada pelo Blog do Ciro Groh na manhã de hoje, igualmente ilustra uma condição de normalidade até o momento no município, diante do índice de 2,55m.
Previsão de mais chuva
De acordo com a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins, o estado de alerta prossegue no Vale do Itajaí, ante à previsão de mais chuva a caminho da região na quarta-feira, 30, e quinta-feira, 1.
Diante disso, seguimos com o monitoramento e as informações vindouras serão atualizadas junto à nossa coluna. De momento, ressaltamos essa situação de normalidade em Brusque e cidades do entorno, no que tange a preocupação de uma enchente.
Acompanhe logo após o anúncio da Unifebe, mais imagens que refletem de uma forma bem objetiva, a real condição do Itajaí-Mirim, tanto em Brusque bem como em Vidal Ramos. Fotos tiradas na manhã desta terça-feira.
Oferecimento:
Leia também:
1.Chuva constante aumenta vazão de água da cachoeira da Pedra Lisa, em Guabiruba; confira as imagens
2.Chuva aumenta e pode passar de 300mm na região de Brusque; entenda
Galeria de fotos
**Em Vidal Ramos/Fotos: João e Bel Fink
**Em Brusque/Fotos: Ciro Groh
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK