brusque
Imagem registrada em Brusque na tarde desta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

O forte calor parece não querer dar trégua aos brusquenses e moradores das cidades do Vale do Itajaí em março de 2022. E a situação não se mostrou diferente nesta quarta-feira, 9, que a exemplo dos dias anteriores, novamente trouxe intenso abafamento.

Podemos citar como um bom exemplo, os 40ºC de sensação de calor assinalados por volta de 13h50 no bairro Aymoré, de Guabiruba. Nesse mesmo horário e local, o valor padrão apontava 32,2ºC.

guabiruba
Imagem de Guabiruba nesta tarde de quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

Situação parecida observada em Brusque, onde os picos nesta tarde de quarta-feira também superaram a marca de 31/32ºC, porém, com índices de sensação beirando os 40ºC.

Pequeno alívio no desconforto apenas para os habitantes da localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos, que tiveram máximas abaixo dos 30ºC. Isso, devido à sua altitude de quase mil metros em relação ao nível do mar.

Veja também

– Conheça a casa antiga de Brusque que é um sonho

Números do calor

brusque
Brusque no início da tarde desta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

Dando sequência a esta edição, vamos trazer agora, o levantamento completo dos picos assinalados pelos termômetros na tarde desta quarta-feira por todo o Vale do Itajaí-Mirim.

São duas tabelas expostas a seguir. Uma delas, já na sequência, mostra as máximas conferidas dentro de um valor padrão de medição. Já a outra, mais abaixo, exibe a sensação de calor.

Os dados inseridos correspondem a cada lugar descrito em anexo.

*Padrão

Fonte: Ciro Groh

*Sensação de calor

Fonte: Ciro Groh

*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br.


Alívio no calor

brusque
Apesar da cobertura de nuvens, o abafamento não deu trégua aos brusquenses nesta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

Segundo informa Ronaldo Coutinho, da Climaterra, o outono climático deve dar os primeiros sinais de sua chegada a SC a partir do próximo final de semana em diante.

Modelos atuais estão apontando a virada do tempo entre a sexta-feira e o sábado no estado com a chegada de uma frente fria. Até lá, segue a condição atual de verão.

Coutinho destaca que para o Vale do Itajaí, a mudança chega entre tarde e noite de sexta-feira com condições de trovoada”.

A temperatura entra em queda de sexta à noite em diante com o fim do calor mais forte, e, também, do verão climático, complementa.

*Apoio: Prefeitura de Guabiruba


*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.