Sábado começando sem enchente em Brusque
A chuva não dá trégua no Vale do Itajaí-Mirim e vai acumulando volumes significativos pela região. Só em Brusque a soma destes 23 dias de janeiro de 2021 já chega a um acumulado parcial de 299,4 mm. A média histórica do mês no município fica em torno de 209 mm.
Entre 0h de sexta-feira, 22, e o início da manhã deste sábado, 23, a soma conferida só no bairro Centro, em Brusque, chegava aos 78,3 mm.
Sábado começando sem enchente
Diante desta situação climática tão adversa, muitos moradores da região vem nos procurando na busca de informações relacionadas ao rio Itajaí-Mirim.
O que podemos transmitir a essas pessoas é que o sábado amanheceu com um cenário tranquilo no que se refere à possibilidade de enchentes. O dia começou com o nível do rio um pouco acima do normal, porém, dentro da calha.
A boa notícia vem do Alto Vale. Nas nascentes do Itajaí-Mirim, não há precipitação representativa desde às 17h45 da sexta-feira. Com menos chuva, menos água deve descer para Brusque, portanto.
Leia também
-Acompanhe a situação das chuvas na sexta-feira pela região de Brusque
Abaixo temos a medição extraída da Agência Nacional de Águas na localidade de Salseiro, em Vidal Ramos. Última aferição apontava 2,31 metros. Situação: nível baixando
Apesar da sexta-feira ter registrado até 43 mm nas cabeceiras do rio, em Vidal Ramos, a madrugada deste sábado praticamente não teve precipitação naquela região do Alto Vale, exceto garoa fraca.
Confira abaixo os índices de precipitação assinalados na sexta-feira e madrugada deste sábado em cada lugar descrito em anexo:
Sexta-feira
Madrugada de sábado
Previsão de mais chuva
Vale observar que o tempo não deve melhorar no Vale neste sábado. Segundo o AlertaBlu, o dia deve trazer mais chuva à região.
A partir do final da manhã, a precipitação pode aumentar de intensidade, aponta o órgão. Seguimos com o monitoramento.
Assim amanheceu o sábado em Brusque
Imagens aéreas mostram o rio Itajaí-Mirim em Brusque, bem como, o céu do município carregado por nebulosidade. As chuvas causaram também deslizamentos de terra:
Receba em seu whatsApp as sempre interessantes matérias do Blog do Ciro Groh.
Você apenas deve “adicionar” em sua lista o número, 47 99151-7115 e retornar com um ok.