Temperaturas altas e com previsão de calor a perder de vista. Os brusquenses estão sentindo na pele os impactos dos efeitos do verão na segunda quinzena deste janeiro de 2023.
Podemos citar como exemplo os dados expostos na tabela abaixo, que mostra as temperaturas registradas pelos termômetros da rede Groh Estações durante a tarde desta quarta-feira, 25, por volta de 15h30 (em vermelho). Ao lado você confere também, a sensação de calor (em azul).
Os índices coletados desse levantamento correspondem a cada local descrito em anexo.
**A matéria prossegue logo após os anúncios que patrocinam o Blog do Ciro Groh, falando da histórica onda de calor que impactou Brusque no verão de 2014.
Oferecimento:
Leia também:
1- Tempo: veja se o abafamento desta quarta-feira traz risco de trovoadas à região de Brusque
2- Termômetros registram dia mais quente do ano em Brusque na terça-feira
3- VÍDEO – Descubra um belo destino em Botuverá para se refrescar no verão
A histórica onda de calor de 2014
Sem comparação com o tórrido verão de 2014. Assim podemos definir a atual situação de calor em Brusque diante dos dados coletados há nove anos. Na ocasião, foram 17 dias seguidos (28/01 a 13/02) com o município registrando picos máximos acima de 36ºC.
Na luta dos brusquenses para fugir das altas temperaturas, a busca por aparelhos de ar condicionado e ventiladores foi muito grande, a ponto do comércio local não conseguir atender toda demanda.
O agravante disso tudo, à época, foi a falta de chuva que ocasionou um cenário desértico em pleno Vale do Itajaí.
Calor de quase 42ºC
Na ocasião, a rede Groh Estações, que colabora com o monitoramento do tempo no Vale do Itajaí, mediu a maior temperatura dessa intensa onda de calor que então impactou Brusque.
Em 8 de fevereiro de 2014, a estação instalada no bairro Rio Branco marcou 41,8ºC, à sombra, um recorde de máxima em pelo menos três décadas e não repetido até os dias atuais.
Calor de 58ºC ao sol
Naquela mesma tarde, em uma experiência expondo o sensor de temperatura diretamente ao sol, o termômetro assinalou incríveis 58ºC. Vale observar que esse valor não pode ser interpretado como padrão, visto que, foi uma aferição capturada sob a ação direta dos raios solares.
A maior média em 36 anos
A média de temperatura do mês naquele sufocante fevereiro de 2014 em Brusque, cravou nos 28,6ºC, sendo o maior índice médio já registrado no município em pelo menos 36 anos, conforme aponta a rede Groh Estações.
Aquela forte onda de calor trouxe uma situação inusitada. Até os simpatizantes das altas temperaturas clamavam pelo refresco, que finalmente chegou com a volta da chuva, isso, em 14 de fevereiro. Foram 15,3 mm de precipitação e 27,3ºC de pico máximo naquele dia.
O calor ainda continuou presente na região de Brusque no restante daquele mês, mas não com tanta intensidade. Na planilha abaixo, podemos observar a sequência de dias com picos acima dos 36ºC, levando em conta os primeiros 13 dias de fevereiro.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK