Do calor escaldante, ao frio rigoroso. Os próximos dias prometem trazer uma mudança radical no comportamento dos termômetros ao Vale do Itajaí, a começar na virada de outubro para novembro.

De acordo com a previsão da Climaterra, este último fim de semana do mês será marcado pela presença do calor na região, principalmente no domingo das eleições, quando os picos podem exceder a casa dos 35ºC em cidades do Médio Vale, como Brusque e Blumenau.

Em contrapartida, as temperaturas devem declinar bruscamente na próxima semana, não descartando índices mínimos em torno de 0ºC nas madrugadas nos municípios de maior altitude do Alto Vale, a citar, Vidal Ramos e Imbuia.

O engenheiro agrônomo do órgão já acima citado, Ronaldo Coutinho, falou ao Blog do Ciro Groh. Os detalhes do boletim emitido pelo especialista à coluna você confere logo após a foto exposta a seguir.

brusque
Manhã de sábado na presença do tempo seco com variação de nuvens em Brusque.

Primeiro o calor, depois o frio

“Eu começo falando deste sábado, que traz a atuação de uma massa de ar quente e seco à região de Brusque, favorecendo o predomínio do sol em meio à variação de nuvens. A temperatura hoje novamente se eleva bastante, podendo oscilar entre 29 a 32ºC. Chance de trovoada no fim da tarde”.

O domingo das eleições requer uma atenção especial no Vale do Itajaí. Isso porque o calor tende a ser muito forte, podendo até passar dos 35ºC, potencializando uma condição favorável a trovoadas com possíveis temporais a partir da tarde em direção à noite”.

“Na segunda-feira entra a frente fria trazendo tempo instável com chuva sem hora definida para ocorrer. Após a passagem da frente, teremos uma rigorosa queda da temperatura em toda SC, diante da entrada de uma massa de ar frio continental”.

“Sequência de madrugadas geladas na próxima semana, principalmente entre a terça e a quarta-feira, com mínimas variando entre 5 a 8ºC em cidades do Médio Vale, como Brusque, Guabiruba e Blumenau, o que é muito frio para novembro”.

“Já nos municípios de maior altitude do Alto Vale, como em Vidal Ramos, Ituporanga e Imbuia, os termômetros podem chegar a 0ºC, não descartando geada tardia. Agricultores, fiquem atentos a essa condição adversa”.

“Portanto, os valores dos termômetros em poucos dias tendem a trazer um declínio de até 35ºC ao Vale do Itajaí, a considerar o calor de até 35ºC na tarde do domingo, para o frio em torno de 0ºC na madrugada, entre a terça e a quarta-feira”.

**Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra

Oferecimento:

Leia também:
Fotos apresentam um dos lugares mais lindos de Brusque; confira as imagens


O tempo na madrugada

Dando continuidade à edição deste sábado vamos continuar falando do tempo, agora, trazendo as informações relacionadas ao monitoramento observado pela região brusquense na madrugada que passou. O dia começou abafado.

A tabela exibida logo abaixo mostra o levantamento das temperaturas mínimas pontuadas logo após o romper da aurora (em vermelho). Não houve registro de chuva até o amanhecer (em azul). Os dados apurados correspondem a cada local descrito em anexo.

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br


Fotos dos leitores

Como é de praxe, ao final de cada matéria você pode acompanhar as belas fotos enviadas pelos colaboradores da coluna. As imagens na sequência mostram como este sábado começou em cada lugar mencionado na legenda.

Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK