As cidades situadas no Vale do Itajaí começaram o mês de fevereiro diante de muito calor, registrando o dia mais quente de 2023 até o momento. De acordo com a rede Groh Estações, o município que protagonizou o índice mais elevado da região foi Brusque, tendo a temperatura máxima indo a 37,0ºC no bairro Limeira Alta, às 13h34.
Mas o destaque do tempo no município não para por aí. O forte abafamento, que impactou o município brusquense nesta quarta-feira, 1, foi o combustível responsável por potencializar vários núcleos de trovoada no começo do turno vespertino.
Diante disso, pancadas de chuva mal distribuídas atingiram alguns bairros da cidade, acompanhadas por raios e trovões. Os acumulados registrados apresentaram uma grande variação de volumes. Enquanto o Souza Cruz pontou 41,9mm num curto espaço de tempo, Tomaz Coelho e Cristalina marcaram apenas 0,3mm.
Antes, a previsão do tempo emitida pela nossa coluna no início da manhã já alertava para uma condição de precipitação irregular e muito calor. E essa projeção anunciada vem de encontro ao levantamento apresentado na tabela exposta mais abaixo.
Números da chuva e do calor
A seguir você acompanha a apuração dos picos máximos de temperatura desta quarta-feira assinalados por toda a região brusquense (em vermelho). Em anexo estão também, os índices pluviométricos conferidos correspondentes a cada lugar (em azul).
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
**A matéria segue com as notícias logo após os anúncios que patrocinam o Blog do Ciro Groh
Oferecimento:
Leia também:
1- Drone clica imagens aéreas e revela Brusque ainda mais linda
2- Confira imagens de um paraíso escondido em Guabiruba, assista
3- Como está a primeira patrola de Guabiruba adquirida há 59 anos; assista
Previsão do tempo
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, a atual condição de calor intenso deve se manter nos primeiros dias de fevereiro em Brusque e região, trazendo altas temperaturas às tardes com risco de novas trovoadas localizadas. Isso, até o sábado, pelo menos.
Conforme prevê o especialista, há uma tendência de diminuição do abafamento a partir do domingo com a entrada de uma massa de ar mais seco em SC, reduzindo assim, as chances de novos episódios de trovoada.
Galeria de fotos
Separamos para o desfecho desta edição, a apresentação de uma galeria de fotos, mostrando o céu de Brusque observado na tarde desta quarta-feira. As fotos mostram também, o incêndio que atingiu a empresa Irmãos Fischer.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK