X
X

Buscar

Brusque sufoca em 50ºC de sensação de calor nesta terça-feira; confira os picos

Tarde de terça-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

O município de Brusque registrou nesta terça-feira, 18, as maiores temperaturas de 2022 até o momento. No bairro Rio Branco, o pico máximo marcou 37,3ºC seguido do Santa Terezinha, que mediu 37,2ºC.

Não menos sufocante, outros locais monitorados da cidade também tiveram marcas expressivas, oscilando 35 a 36ºC, igualmente com forte sensação de abafamento.

Mas o que mais chamou a atenção foi o índice de calor, assinalado durante a tarde no Berço da Fiação Catarinense. Os brusquenses sentiram na pele, índices variando entre 45 a até 50ºC.

Pela região

Direção sudoeste de Brusque, tempo mudando na tarde desta terça-feira/Arquivo: Ciro Groh

Pela região do Vale do Itajaí-Mirim, o forte calor também marcou presença. Até a fria Vidal Ramos chegou a marcar 35ºC. Não esquecendo de citar também, os 35ºC medidos em Botuverá, Guabiruba e Presidente Nereu.

Em todos esses municípios do Vale acima citados, a sensação de calor também surpreendeu, oscilando 38 a até 50ºC, sendo esse último valor, conferido na localidade de Ourinhos, em Botuverá.

Números do calor

Brusque na tarde desta terça-feira/Arquivo: Ciro Groh

Dando sequência à matéria, vamos trazer a seguir, o levantamento das temperaturas máximas registradas nesta terça-feira por todo o Vale do Itajaí-Mirim.

Na primeira tabela, estão os picos apresentados no valor padrão dos termômetros. Já a outra, mais abaixo, mostra o índice de calor aferido em cada lugar descrito em anexo:

*Valor padrão

Fonte: Ciro Groh

*Sensação de calor

Fonte: Ciro Groh

*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.


Calor deve continuar em Brusque e região

Não há data para o fim do calorão. A forte sensação de abafamento deve continuar impactar os brusquenses e moradores do Vale do Itajaí nos próximos 7 a 10 dias.

Quem traz esta projeção acima descrita é o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, que acrescenta a condição favorável a trovoadas de verão, principalmente a partir das tardes.

Coutinho, porém, classifica esta atual onda de calor como sendo um evento normal para a época do ano, nada fora do que já sentido em SC em verões passados.


*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.