A chuva deste domingo, 16, que começou a cair de forma mais consistente sobre toda a região de Brusque ainda na madrugada, vem trazendo volumes surpreendentes à maioria dos locais monitorados pela rede Groh Estações.

brusque
Visão do bairro Santa Terezinha, em Brusque, na manhã deste domingo/Arquivo: Reitoria Unifebe

No levantamento elaborado pelo Blog do Ciro Groh, o bairro brusquense do Santa Terezinha desponta apresentando o maior índice pluviométrico de todo o Vale do Itajaí. A estação instalada junto ao Campus da Unifebe pontuou, até o fim da manhã de hoje, 93,2 mm.

Já em outros pontos do município, a apuração mostra acumulados igualmente expressivos, oscilando marcas entre 47 a 66 mm. Só no Centro da cidade já choveu 66,2 em pouco mais de 11 horas.

Pela região, Guabiruba sinaliza marcas variando 48 a 49 mm. No Alto Vale, números menos representativos observados no período. Em Vidal Ramos, o entorno das cabeceiras do rio Itajaí-Mirim mostra apenas 13 a 17 mm, ilustrando assim, uma boa notícia.

A seguir você confere o levantamento completo dos volumes parciais de chuva aferidos neste domingo. Os dados inseridos na tabela exposta abaixo correspondem a cada lugar descrito em anexo.

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br


Itajaí-Mirim em Brusque e Vidal Ramos

Como já apresentado nos volumes expostos acima, a região que abriga as principais nascentes do Itajaí-Mirim, em Vidal Ramos, está registrando chuva menos representativa neste domingo. Isso remete uma condição de normalidade no que se refere ao nível do rio, no Alto Vale.

brusque
Manhã de domingo em Brusque/Arquivo: Ciro Groh
Rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos na manhã deste domingo/Arquivo: João e Bel Fink

A última medição feita pela Agência Nacional de Águas (ANA), que tem suas réguas de medição fixadas no bairro vidalense do Salseiro, apontava a marca de 2,57 metros, isso às 14h. Mais cedo, alcançou o pico de 2,75 metros e agora está baixando. Acompanhe a evolução do nível observado desde às 11h:

Fonte: ANA

Em Brusque, o rio chegou a sair da calha alagando um trecho da avenida Beira Rio, próximo ao loteamento Ema 2. Segundo o chefe de vistorias e fiscalização da Defesa Civil, Edevilson Cugiki, o rio não deve trazer maiores transtornos, além desse já observado, ante a condição atual de normalidade que está sendo verificada em Vidal Ramos e Botuverá.


Previsão do tempo

Segundo o meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, as nuvens mais densas, causadoras de toda a precipitação volumosa, já se afastaram do Vale do Itajaí e estão sobre o oceano. Aberturas de sol podem até ocorrer sobre a região nesta tarde de domingo.

Porém, o especialista adverte que o Vale não está totalmente livre da chuva até o final da noite de hoje. “Aberturas de sol potencializam aquecimento nos termômetros. Isso pode voltar a gerar alguma trovoada pontual”, explica Cassol.

Logo após o anúncio da Unifebe, acompanhe uma galeria de fotos que mostra de uma forma bem objetiva, a situação nesta manhã de domingo observada em Brusque no que tange o rio Itajaí-Mirim e alguns de seus afluentes.

Oferecimento:

Leia também:
Vale do Itajaí amanhece o domingo em estado de atenção devido à chuva


Galeria de fotos

*Ribeirão no bairro Do Joaquim

*Ribeirão águas Claras/Santa Luzia

*Bairro Guarani/ribeirão Guabiruba

*Rio Itajaí-Mirim em Brusque

Arquivo: Reitoria Unifebe
Arquivo: Reitoria Unifebe

   

*Rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos

Arquivo: João e Bel Fink
Arquivo: João e Bel Fink
Arquivo: João e Bel Fink

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK