Chuvas em Brusque: mais de 90 famílias são atingidas; 15 estão desabrigadas
Prefeitura de Brusque divulgou balanço na noite desta quarta-feira
Prefeitura de Brusque divulgou balanço na noite desta quarta-feira
A Prefeitura de Brusque divulgou um balanço após a enxurrada que desabrigou diversas famílias no bairro Limeira e a queda da ponte no Guarani. Segundo a Defesa Civil, em seis horas choveu o esperado para todo o mês de junho.
O órgão atendeu o total de 105 ocorrências. Entre elas foram registradas 61 casas com alagamentos e 11 deslizamentos.
Dentre as casas atendidas pela Defesa Civil, duas se encontram em situação de risco. Por ficar próxima ao ribeirão Limeira, uma das construções está em alerta devido à erosão do solo. Já no loteamento Planalto houve a queda do telhado de uma casa, e com isso a estrutura ficou comprometida.
Conforme a Secretaria de Assistência Social, 92 famílias foram atingidas pela enxurrada e 15 terão que ser abrigadas. De acordo com a prefeitura, os moradores serão alojados na Arena Multiuso ainda nesta noite, 9.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ricardo de Souza, cerca de 15 cabeceiras de pontilhões foram danificadas. A equipe da Secretaria já está atuando nos locais e até sexta-feira, 11, todas devem estar recuperadas.
Souza também mencionou que houve a queda de 20 barreiras. Todas elas estão localizadas no bairro Limeira ao longo de diversas ruas.
Além disso, uma comunidade segue isolada devido a uma rocha que bloqueia a rua Cachoeira. Através do uso de dinamites, a Secretaria deverá liberar a passagem do local ao longo desta quinta-feira, 10.
Algumas construções públicas também foram atingidas pela forte chuva. Locais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Limeira, Unidade Básica de Saúde (UBS) Limeira e a uma das unidades escolares do bairro Limeira, foram recuperados com facilidade por possuírem piso cerâmico no espaço.
Já um dos centros de educação infantil do bairro precisará de reformas. O motivo é porque a instituição possui chão de taco de madeira em algumas salas. Com a entrada da água no local, o material ficou danificado.
A Prefeitura de Brusque segue registrando todas os danos para que ao longo da quinta-feira possa decretar o estado de emergência. Com isso será possível solicitar recursos externos ao município para a recuperação necessária.
Para as famílias desabrigadas, será solicitado à Defesa Civil kits de ajuda humanitária. São itens como colchões, cestas básicas e kits de higiene pessoal. E com o bom resultado da campanha de agasalho, a prefeitura irá prover roupa para os atingidos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: