Chuva de granizo é registrada na região
Temporal durou pouco mais de cinco minutos e assustou os moradores
Temporal durou pouco mais de cinco minutos e assustou os moradores
Uma forte chuva de granizo atingiu a região na manhã deste sábado, 28 de junho. O temporal foi rápido, cerca de cinco minutos, mas o suficiente para assustar os moradores.
O coordenador da Defesa Civil de Brusque, sargento Evandro de Melo do Amaral, afirma que o granizo veio de Vidal Ramos e Botuverá, e por isso, atingiu somente uma região de Brusque. “No Centro não foi registrado nada, mas nos bairros próximos a Botuverá, como no Dom Joaquim tivemos registro. Em Nova Trentoe Guabiruba também teve chuva acompanhada de granizo”, diz.
Apesar da chuva intensa, a Defesa Civil não registrou ocorrências. “Não tivemos registro de ocorrências devido ao granizo. O fato pegou o pessoal de surpresa, mas não causou estragos”.
Amaral afirma ainda que a previsão de que o rio Itajaí-Mirim saísse da calha na noite de sexta-feira, 27, não se confirmou. “A previsão que o rio chegaria aos cinco metros na noite de ontem agora está valendo para hoje. Isso deve ocorrer entre as 15 horas e as 17 horas”.
O rio está estabilizado em 4 metros desde a madrugada, porém, ainda chove em Vidal Ramos e Botuverá, por isso, o nível do rio deve começar a subir nas próximas horas. “O pico dele será no meio da tarde. Em Botuverá, a última medição deu 3,90 metros, mas continua chovendo”.
Apesar da previsão de alagamento nos pontos comuns, Amaral destaca que não há preocupação. “Dependendo da chuva que ocorrer hoje, o rio pode chegar até a 6 metros, mas isso não oferece risco. Com 7 metros ele ainda fica no canal extravasor. A previsão para hoje era chover entre 20 e 40mm, já tivemos quase isso, então a tendência é que o tempo estabilize a partir da tarde”.