X
X

Buscar

Centro de tratamento para recuperados da Covid-19 deve funcionar entre setembro e janeiro em Brusque

Financiamento da iniciativa será feito através de parceria do município com o hospital Dom Joaquim

Apesar de muitos pacientes já sejam considerados curados da Covid-19 em Brusque, uma parcela deles continua apresentando dificuldades e sequelas causadas pela doença. Por causa desta demanda, um Centro de Tratamento para Recuperados do novo coronavírus deve ser instalado pela prefeitura no hospital Dom Joaquim nos próximos dias.

O administrador do hospital, Raul Civinski de Souza, explica que as tratativas com a Secretaria de Saúde estão avançadas para a instalação do ambulatório. Ele afirma que o objetivo principal da iniciativa será atender pacientes com sintomas persistentes pós-infecção aguda pela Covid-19, como dificuldade para respirar e realização de esforços, fácil cansaço, dores musculares, fraqueza, alterações cardíacas e de humor, e depressão.

O serviço será formado por equipe de saúde multiprofissional envolvendo várias especialidades, com pneumologista, cardiologista, cirurgião vascular, clínico geral, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

A previsão do hospital é que o atendimento seja realizado de segunda a sábado à tarde, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021.

“Esses atendimentos se darão, a princípio, via encaminhamento prévio da Secretaria Municipal de Saúde. Assim, os usuários devem ser atendidos nas unidades básicas de saúde, e aqueles que demonstraram a necessidade de atendimento ou acompanhamento específico nas especialidades serão atendidos no novo ambulatório” explica.

O valor total para colocar a iniciativa em prática ainda não está 100% definido. Segundo Souza, os financiamento será feito através de uma parceria entre a administração municipal e o hospital.

“Temos uma série de especialidades envolvidas, bem como temos exames e procedimentos que não são tão simples de valorar, mas estamos chegando próximo de um desfecho positivo. No fim, buscamos reabilitar o paciente e devolvê-lo para o ambiente social e para as atividades cotidianas da maneira mais capaz e eficaz possível, retornando à sua capacidade física prévia à Covid-19”.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar