Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque realiza 1º TechCloud
Painel com profissionais da região discutiu sobre novas tecnologias e soluções em nuvem para startups e empresas de tecnologia
Painel com profissionais da região discutiu sobre novas tecnologias e soluções em nuvem para startups e empresas de tecnologia
O Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação (Citi) de Brusque, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), promoveu na última quinta-feira, 14, a primeira edição do TechCloud. O evento, realizado na sede da empresa Híbrido, reuniu cerca de 40 profissionais do segmento, de Brusque, Blumenau e Itajaí, além de estudantes, representantes de empresas e universidades.
Na oportunidade, o público acompanhou um painel sobre novas tecnologias e soluções em nuvem para o desenvolvimento das startups e empresas do setor com os convidados César Griebeler, do Grupo Pulsati, e Diego Alexandre, da Dati Soluções em TI. A mediação foi realizada pelo professor do Senac e membro do Citi, Junior Cunha.
Durante o bate-papo, os profissionais falaram sobre o conceito de cloud, como a evolução da tecnologia tem contribuído para as empresas no mercado, e alguns desafios, entre eles, a segurança das plataformas.
Ao longo do encontro, Diego Alexandre falou sobre o conceito de cloud, considerado uma forma de poder computacional e de armazenamento, bem como toda a parte de tecnologia que empresas ou instituições precisam para usar seus sistemas de dados, redes e aplicações em um ambiente on-line seguro e disponível. “É um serviço remoto, onde as empresas não precisam mais comprar servidores e manter uma infraestrutura. Algo semelhante ao que temos com a energia elétrica, utilizado sob demanda. Estamos acostumados a ver exemplos de Google Drive, fotos online, mas no mercado de tecnologia, as empresas de cloud computing já existem há algum tempo”, exemplificou.
Outro ponto destacado pelo CEO, foi o crescimento do mercado de cloud, em especial nos últimos anos. “Tivemos uma transformação digital muito forte, acelerada por conta da pandemia, onde os governos e instituições como um todo passaram a utilizar mecanismos digitais e online. Assim, cada vez mais esses órgãos e as empresas precisam se adaptar às necessidades tecnológicas do mercado. Nesse sentido, principalmente para as startups cloud, este é um caminho: começar pequena, visando um rápido crescimento, já que essa infraestrutura está disponível e o consumo é por demanda”, detalhou.
Diego também elogiou a iniciativa do Citi em promover eventos que fortaleçam o ecossistema de tecnologia local. “É sempre uma alegria contribuir para que possamos expandir esse conhecimento na região. Assim, quando temos empresas, universidades, poder público e entidades de classe que se reúnem para fomentar o empreendedorismo, a tecnologia e inovação na região, todos saem ganhando”, avaliou.
Entre os temas discutidos no TechCloud, um dos principais desafios, de acordo com os especialistas, está em relação à segurança das informações, conforme destacado por Griebeler. “A segurança é importantíssima para quem tem dados em nuvem. E, conforme conversamos aqui, temos muito mais segurança nesse tipo de plataforma, comparada a outros meios. A tecnologia traz desafios, temos muita informação em nuvem, por isso também a necessidade de aprimorarmos mecanismos de proteção de dados. Segurança é sempre um ponto de discussão, mas acredito que conseguimos apresentar informações necessárias para quem utiliza esse tipo de plataforma”, comentou.
Segundo ele, ao atuar com cloud computing também é necessário olhar para a cadeia de demais empresas e profissionais envolvidos. “O importante é sempre começar, dar o primeiro passo, escolher bons parceiros, que possam auxiliar no processo. E, nessa jornada, você evolui a solução que você tem através da nuvem. O benefício disso é o foco no cliente, já que a nuvem é um facilitador para que você realmente trabalhe no que o cliente precisa e atinja seus objetivos como negócio”, destacou, ao elogiar também o evento do Citi. “Que cada vez mais, possamos compartilhar as nossas experiências com o público, esclarecer dúvidas, e discutir em como podemos avançar. O cloud é um assunto muito importante, está presente no dia a dia, e hoje conseguimos trazer informações para que os participantes possam tomar decisões e seguirem seus negócios em relação à nuvem”, completou.
Durante o evento, a gestora de startups do Citi-Acate, Priscila Motter, explicou que o Citi Brusque já tem realizado eventos mensais para o fomento do ecossistema de inovação na cidade, sendo o TechCloud o primeiro que contou com apoio financeiro da associação catarinense. “A intenção é unir esses atores, trazer informações, entender o que é esse ecossistema de inovação e aproximar empresas e profissionais para que negócios sejam feitos, com troca de conhecimento e networking. Ao fazer parte da Acate, temos ainda mais credibilidade e, ao termos esse ponto de referência aqui, contribuímos para o fortalecimento do setor”, detalhou.
Para o presidente do Citi Brusque, e diretor do Polo da Acate em Brusque, Vanderlei Leão Albino, o evento cumpriu com o objetivo, com discussões construtivas sobre a área de tecnologia e inovação, bem como aproximou empresas e profissionais. “É a primeira edição, mas com certeza teremos mais, para aprofundarmos o assunto com especialistas e despertar, tanto nos profissionais da tecnologia, como nos empresários, as vantagens de se trabalhar em nuvem. E, claro, movimentar Brusque na área da tecnologia, com informações do mercado”, avaliou.
Ele também destaca a importância do trabalho de eventos e palestras, iniciados pelo Citi, desde 2019. “Criamos credibilidade junto aos demais atores desse ecossistema em nossa região e vimos o interesse do público por esse movimento de tecnologia local. E é perceptível que só há vantagens quando investimos e trabalhamos com tecnologia, que gera emprego, renda, oportunidades, e todo o mercado ganha. Por isso a importância desse fomento”, enfatizou.
Durante o evento, foi feita a divulgação da 1ª FenaTech, que ocorre no dia 12 de outubro, em Brusque. O evento inicia a partir das 8h, no Cartolas Pub, e é aberto ao público interessado, com programação de palestras, almoço com comida típica e espaço kids para as famílias com crianças. “O intuito é atrair o turista que vem para a região para as festas de outubro, e que está interessado em tecnologia”, ressalta Albino.
A 1ª FenaTech será realizada pelo Citi, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), com apoio Central Valley-Ecossistema Regional de Inovação na Região de Brusque, Sebrae e da Acate. As inscrições estarão abertas a partir da próxima semana, pela plataforma Sympla.
O Citi Brusque é um hub de serviços que desenvolve metodologias e expertise na seleção e acompanhamento de startups e empresas de tecnologia, através de processos de incubação, criação e gestão de habitats de inovação, na promoção das atividades e suporte à gestão tecnológica. Interessados em participar podem entrar em contato com o Citi através do e-mail: contato@citisc.com.br, pelo Instagram, pelo site www.citisc.com.br ou pelo telefone (47) 9 9151-8566.
A Associação Catarinense de Tecnologia é considerada a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina. Tem como missão apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado.
O Citi – Polo Brusque da Acate está em uma das regiões que mais se desenvolvem economicamente em Santa Catarina, o litoral Norte, e conta com um ambiente cada vez mais ativo e integrado no setor de tecnologia – resultado do surgimento de startups, criação de núcleos associativos e a realização de diversos eventos de fomento ao empreendedorismo. “Estar nesse meio, se associar ao Citi/Acate, irá abrir muitas possibilidades de networking, de oportunidades, de conhecimento e negócios, além de outros benefícios”, completa Albino.
Leia também:
1. Casos de sarna são registrados em creche de Brusque; Prefeitura se manifesta
2. VÍDEO – Servidor de Florianópolis é preso após ser flagrado recebendo propina para liberar obras irregulares
3. Recicle promove campanha de renegociação de débitos da tarifa de lixo, em Brusque
4. Idosa morre quatro dias após ser atropelada por ônibus em Blumenau
5. Calor escaldante: Brusque atinge pico de 36ºC em pleno setembro
Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos: