CDL, ACIBr e Sindilojas solicitam plantão pediátrico em Brusque
Ofício foi entregue ao presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), dr. Gustavo Gumz Correia
Ofício foi entregue ao presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), dr. Gustavo Gumz Correia
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, a Associação Empresarial (ACIBr) e o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), entregaram na manhã de quarta-feira, 31 de maio, um ofício ao presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), dr. Gustavo Gumz Correia. A entrega foi feita pelo presidente da CDL, Michel Belli.
O documento solicita apoio do Conselho para que seja instalado em Brusque um plantão pediátrico. De acordo com o ofício, a Resolução do Conselho Federal de Medicina, nº 1.671/2003, regulamenta e normatiza as condições necessárias para o pleno e adequado funcionamento dos serviços pré-hospitalares e o atendimento pediátrico prestados à população, a fim de que neles seja efetivo o desempenho ético profissional da medicina.
Além disso, no parecer nº 019/1993 do Conselho Federal é mencionada a obrigatoriedade do plantão de urgência e emergência pediátrica, o que não vem ocorrendo na cidade.
“Por ser um órgão deliberativo, esperamos que o Comusa possa resolver essa solicitação das entidades. Estamos enaltecendo o que diz a resolução e precisamos que seja implantado um plantão pediátrico com urgência, já que esse problema não afeta somente a população de Brusque, mas também de Guabiruba, Botuverá, Vidal Ramos, e demais municípios, que somam mais de 150 mil habitantes sem um plantão pediátrico. Isso é inadmissível. Está na hora de fazer algo com medida de urgência e instalar o plantão pediátrico em Brusque”, declara Belli.
Outra questão defendida pelas entidades é que caso não haja especialistas disponíveis para o atendimento em Brusque, que sejam contratados de outras cidades. A necessidade de plantão pediátrico 24 horas em Brusque também esteve em pauta na sessão da Câmara de Vereadores esta semana.
Para o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, as expectativas são de que a união de forças em prol do assunto possa trazer resultados positivos. “É inaceitável Brusque não ter um plantão pediátrico. Temos certeza que o Comusa irá atender à solicitação e esperamos que nos próximos dias possamos ter boas notícias sobre isso”.
Da mesma forma o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, reforça o pleito das entidades pelo serviço em Brusque. Segundo ele, é uma necessidade de toda população, que se vê obrigada a levar seus filhos a outras cidades quando estão doentes, por falta de um plantão de pediatria.