Câmaras de vereadores bajulam políticos com títulos de cidadão honorário em ano eleitoral
Bajulação Ano de eleição é assim, um festival de bajulação de políticos para políticos. Várias câmaras de vereadores de SC anunciam agendamento de sessões solenes, até as eleições, para entrega de títulos de cidadão honorário. O que chama a atenção é que inúmeros agraciados são pré-candidatos a eleição de outubro. Querem enganar quem? Circo permanente […]
Bajulação
Ano de eleição é assim, um festival de bajulação de políticos para políticos. Várias câmaras de vereadores de SC anunciam agendamento de sessões solenes, até as eleições, para entrega de títulos de cidadão honorário. O que chama a atenção é que inúmeros agraciados são pré-candidatos a eleição de outubro. Querem enganar quem?
Circo permanente
Será bom para a imagem, já nada boa, de numeroso grupo de congressistas, quase todos petistas, a “diligência” feita ontem à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para verificar as condições da prisão do ex-presidente Lula e dos demais detidos no local? Uma enquete qualquer daria a esperada resposta para mais esse provocativo ato político.
Peso Sul
Com o apoio da Frente Parlamentar da Mídia Regional, os sindicatos e associações das emissoras de rádio e televisão de SC, Paraná e Rio Grande do Sul se reúnem na Câmara dos Deputados, em Brasília, para lançar o GSul, grupo que se propõe a participar e apoiar iniciativas que promovam a valorização do potencial social, político e econômico da região sul do país. É composto por 921 emissoras de radiodifusão – 278 de SC, 333 do Rio Grande do Sul e 310 do Paraná.
Sucessão familiar
Os casos de filhos ingratos que, para antecipar o recebimento de herança, inventam doenças para internar ou interditar os pais é o que move a realização cada vez mais frequente e concorrida de eventos para discutir sucessão familiar com especialistas no assunto. O fato é que, sem planejamento para essa transição, a organização das famílias pode ser desfeita. Atenta ao tema, a CDL Jovem de Florianópolis promoveu ontem um encontro sobre isso.
Exagero
Não dá mais para resistir sem se calar e questionar: a Rede Globo disse mais de uma vez em seus telejornais que a vereadora assassinada Marielle era mulher, negra, mãe, homossexual e favelada. Bem assim, como se todo o resto que não fosse como ela não merecesse tanta consideração. Com todo respeito, não há muito exagero nisso, não?
Nervos suíços
Aquele passarinho veio contar que os suíços do Floripa Airport novamente estão com os nervos à flor da pele com o governo estadual, em especial. O problema é o de sempre: prometem resolver questões de sua competência, demoram para executá-las ou simplesmente não fazem nada que possa garantir a conclusão das obras do novo aeroporto da capital no prazo combinado.
Grande interesse
Três temas de amplo interesse na pauta do Senado, hoje. A Comissão de Assuntos Sociais pode votar projeto que proíbe a cobrança de juros mais altos em empréstimos consignados para aposentados; na Comissão de Assuntos Econômicos está projeto que prevê o funcionamento dos bancos aos sábados. E na de Constituição e Justiça será analisado projeto do senador Dário Berger (MDB-SC) permitindo que jovens com menos de 18 anos possam antecipar etapas do processo de obtenção da carteira de motorista.
Surpresa
O governador Pinho Moreira gosta de surpreender. Além de definir o nome de Tufi Michreff Neto como novo secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado, aproveitou a solenidade para anunciar o inesperado: uma contrapartida do Estado para o prêmio catarinense de cinema 2018, no valor de R$ 3,5 milhões. O prêmio é um dos principais mecanismos de fomento à produção cinematográfica e audiovisual. A edição de 2018 projeta um investimento de mais de R$ 8,4 milhões, para 23 produções.
Trabalho ilegal
Imagens que retratam locais de trabalho com alta incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança do trabalhador são objeto de uma interessante exposição no Fórum Trabalhista de Florianópolis até esta sexta-feira. Entre elas estão flagrantes da colheita de cana-de-açúcar, do setor frigorífico e da construção civil. A mostra deve percorrer os demais fóruns e varas no Estado.
Refis
O refinanciamento das dívidas fiscais (Refis) para as micro e pequenas empresas foi promulgado na semana passada e os empresários devem aderir ao programa de refinanciamento de débitos até 7 de julho. O deputado federal Jorginho Mello (PR-SC), presidente da Frente da Micro e Pequena Empresa, estima que 25 mil pequenos negócios de SC poderão utilizar o Refis.
Bíblia
Antes que algum deputado estadual volte a apresentar projeto congênere, como tem sido habitual, não custa prevenir: tão inconstitucional quanto a manutenção obrigatória de exemplares da Bíblia nas salas de aula das escolas públicas e privadas, também vai contra preceito constitucional obrigar o mesmo em relação às bibliotecas públicas e privadas.
Morte de botos
O jornalão norte-americano NY Times fez reportagem sobre as mortes de cerca de 200 botos-cinza nas baías de Sepetiba e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, provocadas por um vírus. Não interessa como pauta, ainda, a mortandade dos famosos botos que auxiliam os pescadores no canal da Barra, em Laguna? Eram 80 há 20 anos, agora são 48.
Bom de ver
Para comemorar seus 70 anos, o Museu de Arte de SC inaugura hoje, às 19h, um programa especial com três grandes exposições, com entrada gratuita e livre: Desterro Desaterro – arte contemporânea em SC, uma coletiva com artistas de diferentes gerações; O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália; e o Projeto Armazém – O mundo como armazém, com obras de 300 artistas. Imperdível.