Câmara de Vereadores lança o 2º Concurso Talento Guabirubense
Iniciativa terá premiação para alunos em quatro categorias
O 2º Concurso Talento Guabirubense foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 27, pela manhã, na Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli. A competição é realizada pela Câmara de Guabiruba, com apoio da Secretaria de Educação e 12 empresas patrocinadoras.
O evento de lançamento ocorreu no auditório da escola e contou com a presença de um grande número de alunos de várias idades. Participaram a presidente da Câmara, Rosita Kohler, o prefeito Matias Kohler, o vice-prefeito Valmir Zirke, outros vereadores e funcionários públicos.
O Talento Guabirubense é um concurso de pintura, desenho e redação que engloba alunos desde o Pré III até o nono ano do Ensino Fundamental. Os melhores em cada categoria são premiados, assim como suas escolas de origem com uma TV de 32 polegadas.
Rosita diz que o concurso é importante para fomentar o estudo entre as novas gerações de guabirubenses. Ela destaca também a parceria que viabilizou a realização da segunda edição.
“Estamos dando continuidade e temos que agradecer as empresas que nos ajudam com patrocínio, para que possamos fazer com premiação. A escola com aluno premiado também será premiada”, declara a presidente da Câmara de Vereadores.
Joana Mannrich, da Farmácia Mannrich, falou em nome dos patrocinadores do projeto. Ela destaca a importância da integração entre família e escola incentivada por meio do concurso.
O prefeito diz que o Talento Guabirubense apresentou bons resultados já na primeira edição. “A Câmara Municipal criou o concurso no ano passado, é uma medida salutar no sentido de impulsionar o surgimento de novos valores. E revelou já no primeiro evento valores substanciais em termos de trabalhos apresentados”.
Em sua segunda edição, o concurso está na programação oficial de aniversário do município. Matias Kohler diz que a inclusão do projeto é algo natural, na medida em que a calendário comemorativo é elaborado para abranger todas as áreas.
“Quando comemoramos, buscamos trazer um contexto com diversos segmentos, atividades que do município. Sem dúvida, a cultura e educação são vertentes em que Guabiruba tem se destacado cada vez mais, por isso entendemos que era importante colocar no calendário, mas é importante acima de tudo continuar estimulando o surgimento de talentos”, afirma o prefeito.
No ano passado, o Talento Guabirubense recebeu cerca de 2,7 mil trabalhos. A expectativa dos organizadores é alcançar o mesmo volume ou superá-lo em 2019, já que a iniciativa está cada vez mais conhecida.
Regulamento
O Talento Guabiruba é dividido em quatro categorias: pintura, desenho, redação em estilo narrativo e redação em estilo dissertativo. No caso das duas primeiras, a premiação é um tablet e nas restantes, um smartphone.
As inscrições já estão abertas e seguem até 5 de julho. O trabalho deve ser entregue obrigatoriamente até 12 de julho.
Os alunos interessados deverão pegar sua folha de inscrição com a direção da escola. Cada categoria tem uma ficha diferente, com instruções sobre o que deve ser feita.
Categoria Pintura (Pré III, 1º e 2º ano):
Atividade: pinte o desenho do Portal de Entrada de Guabiruba e mostre que você é um bom pintor.
Todas as técnicas de pintura serão aceitas, exceto o uso de computador ou colagem. Se for usar giz, carvão ou pastel não se esqueça de selar o trabalho com um fixador para não manchar o trabalho dos seus amigos. As pinturas não poderão ser plastificadas ou assinadas.
Categoria Desenho (3º ao 5º ano):
Atividade: mostre o seu talento fazendo um desenho com o tema “Minha cidade é para todos”.
Todas as técnicas de desenho serão aceitas, exceto o uso de computador ou colagem. Se for usar giz, carvão ou pastel não se esqueça de selar o trabalho com um fixador para não manchar o trabalho de outros participantes. Os desenhos não poderão ser plastificados, assinados ou conter qualquer tipo de número ou palavra.
Categoria Redação estilo Narrativo (6º e 7º ano):
Atividade: mostre o seu talento com as palavras fazendo uma redação estilo narrativo (1ª ou 3ª pessoa), através de uma estória que fale sobre as ações sustentáveis de Guabiruba. O texto deverá ter entre 20 e 25 linhas, redigido de próprio punho, com caneta esferográfica azul ou preta, em língua portuguesa, admitindo-se expressões em língua estrangeira. O título da redação fica a critério do autor.
Categoria Redação estilo Dissertativo (8º e 9º ano):
Atividade: mostre o seu talento com as palavras. Faça uma redação estilo dissertativo sobre os direitos e deveres de um jovem cidadão Guabirubense que esteja comprometido com o desenvolvimento do seu município. O texto deverá ter entre 20 e 25 linhas, redigido de próprio punho, com caneta esferográfica azul ou preta, em língua portuguesa, admitindo-se expressões em língua estrangeira. O título da redação fica a critério do autor.