Câmara de Brusque quer transmitir conteúdo pela TV da Assembleia Legislativa

Termo de compromisso foi assinado, e Legislativo aguarda orçamento dos custos de transmissão

Câmara de Brusque quer transmitir conteúdo pela TV da Assembleia Legislativa

A Câmara de Brusque tem intenção de iniciar, neste ano, a transmissão de conteúdo por meio do canal de TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (TVAL), disponibilizado à população nas TVs por assinatura.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pirola (PP), o poder Legislativo já assinou, no ano passado, um termo de adesão junto à Assembleia Legislativa, manifestando o interesse em transmitir o conteúdo local.

Neste ano, a Câmara irá fazer a homologação deste termo de adesão. Para isso, no entanto, é necessária a verificação dos custos para operacionalizar as transmissões.

Atualmente, o Legislativo está elaborando orçamento dessa operacionalização.

Conforme o presidente, após a Câmara ter a cotação de quanto custaria a compra dos equipamentos, será avaliado se vale mais a pena adquirí-los ou alugar os equipamentos das TVs locais.

TV aberta é financeiramente inviável
Há algumas semanas , Pirola e servidores técnicos da Câmara foram até Blumenau para conhecer o modelo de TV Legislativa que está sendo implantado lá.

Em Blumenau, a Câmara se prepara para transmitir seu conteúdo pela TV aberta – atualmente a transmissão ocorre apenas por meio da TVAL.

A Câmara do município vizinho já fez todos os demorados trâmites para ser autorizada a transmitir em sinal aberto, e solicitou também concessão para fazê-lo por meio de rádio FM.

Para Pirola, copiar o modelo blumenauense é inviável em Brusque.

“Lá é uma realidade diferente da nossa, eles têm um orçamento muito grande, não se enquadra no que a gente quer implantar aqui”, diz o presidente da Câmara.

Ele diz que o orçamento anual da TV da Câmara de Blumenau é de quase R$ 1,5 milhão, com contratação de serviços terceirizados.

“Vamos implantar uma TV um pouco mais modesta, mas vamos fazer o processos para o futuro, para solicitar a TV com sinal aberto, e também a rádio”, afirma o presidente da Câmara. A Câmara de Brusque também tem condição de fazer essa solicitação”.

O presidente da Câmara reitera, contudo, que isso é apenas para o futuro. “Hoje, o alto custo está fora da realidade da nossa Câmara, a gente nÃo quer ter esse custo tão alto”, diz.