Cabeceira da ponte Santos Dumont passará por obra de proteção em Brusque
Serviço precisa ser realizado para dar continuidade na execução da margem esquerda da Beira Rio
Serviço precisa ser realizado para dar continuidade na execução da margem esquerda da Beira Rio
Para dar continuidade aos trabalhos na execução da margem esquerda da Beira Rio a Prefeitura de Brusque fará uma obra de proteção na ponte Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha.
A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, diz que será feita uma proteção da cabeceira da ponte através do sistema construtivo de hélice contínua.
“A estaca hélice contínua é uma estaca de concreto moldada “in loco”, cuja perfuração consiste na introdução de um trado helicoidal (com tubo vazado central) no terreno até a profundidade determinada no projeto. O objetivo deste sistema é a execução de uma cortina de concreto que servirá de proteção da cabeceira para futuros trabalhos de terraplanagem nas laterais da ponte”, explica Andrea.
Para executar a obra, a prefeitura precisa de autorização da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), devido à passagem de tubos próximo à ponte.
O prefeito Ari Vequi esteve em Florianópolis no fim do ano para tratar do assunto com o presidente da companhia, Willian Anderson Lehmkuhl. Vequi diz que a SCGás virá a Brusque no início deste ano.
Segundo Andrea, a prefeitura já se inteirou do que é necessário para executar a obra e encaminhou os projetos para que a SCGás analise.
É preciso atender a uma série de medidas de segurança da SCGás, como o distanciamento da tubulação e a proteção da rede de gás para que não aconteça nenhum abalo no sistema durante a obra. “É simples, mas tem que ter um aval deles e a gente precisava dessas informações para complementar o nosso projeto”, comenta Andrea.
Segundo o prefeito, essa é a última etapa da obra de terraplanagem. Finalizando a proteção da ponte, a margem esquerda da Beira Rio estará pronta para a pavimentação, construção de calçadas e muros.