Brusquense aproveita eleições municipais para votar pela primeira vez

Adolescente gosta de acompanhar a política e decidiu votar antes dos 18 anos

Brusquense aproveita eleições municipais para votar pela primeira vez

Adolescente gosta de acompanhar a política e decidiu votar antes dos 18 anos

A adolescente Sofia Halfpap, de 16 anos, aproveitou a manhã para votar pela primeira vez. Ela considera a política um assunto muito importante e fez questão de exercer a cidadania antes dos 18 anos.

Ela optou por votar aos 16 anos e recebeu orientação dos pais para estar preparada. Sofia acompanha o trabalho do pai, que tem envolvimento com a política e já atuou na prefeitura, e sempre participou de conversas sobre política entre a família.

Entre os colegas de escola, Sofia acredita que foi a única que optou por votar aos 16 anos. Na avaliação dela, a oportunidade foi única.

“É um assunto presente no dia a dia, então era importante eu também estar presente. Faz a diferença no meu dia a dia, então eu preciso saber sobre política. Não posso ser ignorante e não saber nada sobre, pois atualmente é muito importante”, pontua.

Katia Halfpap, 52, mãe de Sofia, considera que a filha estava preparada para esta oportunidade.

“Sempre discutimos política e democracia e ela sempre teve acesso a esse tipo de conversa. Por isso ela tomou a decisão de escolher o candidato dela e vota”, explica Katia.

Os pais também fizeram questão de acompanhar a filha no dia em que ela foi fazer o título de eleitor. “É uma alegria ter uma adolescente em casa preocupada com o futuro da cidade, com o futuro da política e do país em si. Sentimos muito orgulho dela, da atitude e do preparo. Ela gosta de ler bastante, de se informar e ela sempre teve uma opinião própria”, salienta a mãe.

Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar