Com direito a confusão do VAR, Brusque bate o Tombense na estreia de Luan Carlos
Jogo chegou a ficar parado por nove minutos para anular mal um gol quadricolor
Em partida com gol anulado com paralisação enorme do VAR, o Brusque venceu o Tombense por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, 20, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio Augusto Bauer. Álvaro foi o autor do gol da partida, aos 26 do segundo tempo. O jogo marcou a estreia do técnico Luan Carlos no comando do quadricolor.
Com a vitória, o Brusque chega a 16 jogos sem perder como mandante, e a sete partidas sem sofrer gols como a equipe da casa. O Tombense chega a 12 jogos sem vencer na temporada.
• Quer receber notícias sobre o Brusque Futebol Clube no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do jornal!
A partida demorou para engrenar. O Brusque dominava a posse de bola, mas não começou chegando ao ataque com muito ímpeto. Contudo, o time pressionava bastante o Tombense quando não tinha a posse de bola, e conseguia desarmes e interceptações que tiravam aplausos dos torcedores.
Aos sete minutos, Alex Sandro recebeu na esquerda e acionou Airton, que fazia a ultrapassagem. O lateral-esquerdo cruzou e a bola chegou a Alex Ruan, que cabeceou, mas a bola subiu demais. Aos nove, em jogada de falta, Manoel mandou uma bomba rasteira, de longe, e a bola passou à esquerda de Jordan.
Esquentando
O quadricolor começou a melhorar a partir do momento em que Alex Ruan passou a jogar na esquerda, e Júnior Todinho na direita. O time pressionava ainda mais a saída de bola, inclusive nos recuos ao goleiro Felipe Garcia, que, assustado, acabava entregando vários laterais de graça próximos à área.
Aos 31, em ótima jogada pela direita, Júnior Todinho cruzou com efeito. Alex Sandro cabeceou bem, mas Ednei fez o corte, quando a bola estava praticamente em cima da linha. Instantes depois, em novo lance, Júnior Todinho limpou da marcação, chutou, mas a bola foi bloqueada.
Ótimas chances
Aos 39, Diego Jardel fez boa tabela pela direita, novamente com Todinho. O camisa 10 tentou tocar na saída do goleiro, mas Felipe Garcia defendeu com o pé direito.
Júnior Todinho perdeu a melhor chance do jogo. Aos 43, após cruzamento, a bola ficou num bate-e-rebate com Alex Sandro e sobrou com o camisa 30, que chutou forte, mas Felipe Garcia encaixou
Vergonha
Aos 44 do primeiro tempo, o Brusque balança a rede. Após cruzamento de Pará, a bola foi escorada por Júnior Todinho. Alex Ruan alcançou e fez o passe de cabeça para Alex Sandro, que completou com um bonito chute para o gol. Seria seu primeiro gol desde a estreia na Série B, na vitória por 1 a 0 sobre o Guarani.
O árbitro Felipe da Silva Gonçalves Paludo aguardou a revisão do VAR por nada menos que cinco minutos até ser chamado ao monitor para conferir um suposto impedimento de Júnior Todinho. Para o VAR, o atacante participou da jogada indiretamente. Jogadores, comissões técnicas e, principalmente, a torcida, ficavam impacientes com o atraso. Torcedores gritava “vergonha” e, quando Paludo anulou o gol por impedimento, depois de cerca de cinco minutos no monitor, a revolta foi ainda maior.
Para piorar, o árbitro sequer deu acréscimos depois dos quase 10 minutos de jogo paralisado. Com a lambança, alguns torcedores foram até o alambrado e tentaram forçar o portão. O trio de arbitragem saiu escoltado pela polícia.
Blitz
O Brusque partiu para cima do Tombense com ainda mais força no segundo tempo, tentando chutes e cruzamentos, principalmente pela esquerda. Aos nove, Alex Sandro chutou cruzado, e Felipe Garcia agarrou a bola. Aos 15, Alex Ruan emendou uma bomba na bola solta dentro da área e Felipe Garcia fez ótima defesa para escanteio.
O Tombense conseguiu alguns contragolpes interessantes, mas faltava qualidade. Aos sete, após boa troca de passes, A bola foi alçada na área e Vinícius Mingotti furou. Aos 11, Renatinho chutou de fora da área, sem perigo, por cima. E depois, aos 16, Jean Lucas recebeu o passe longo, mas tentou cabecear de longe.
Gol anti-VAR
O Brusque abriu o placar aos 26 minutos sem dar chance para má arbitragem. Alex Sandro, na esquerda, recuperou bola alçada por Jailson. Esperou a ultrapassagem e serviu Álvaro, que chegou soltando um míssil. Nem VAR, nem Felipe Garcia puderam impedir. O goleiro ainda tocou na bola, mas ela estufou as redes e levou a torcida ao delírio.
O gol e o jogo marcaram o retorno de Álvaro aos gramados. Em sua estreia, na derrota por 3 a 1 para o Sampaio Corrêa, ele havia se lesionado. Agora, pôde voltar a campo, substituindo Diego Jardel.
Jordan espetacular
Depois de seis empates por 1 a 1 em sete rodadas, o Tombense queria mais um. Aos 33, Kleiton recebeu o cruzamento pela direita já emendando um voleio. Jordan voou na bola e fez defesa fantástica para escanteio.
O Brusque ainda teve alguns ataques promissores, mas não conseguiu dobrar a vantagem. O Tombense ainda ensaiou uma pressão nos minutos finais, mas não voltou a ameaçar Jordan com tanto perigo.
Próximo jogo
O Brusque visita o Vasco em São Januário às 19h da próxima quinta-feira, 26. O Tombense enfrenta o Bahia no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG), às 19h de sexta-feira, 27.
Brusque 1×0 Tombense
Campeonato Brasileiro – Série B
8ª rodada
Sexta-feira, 20 de maio de 2022
Estádio Augusto Bauer
Público total: 1.592
Brusque: Jordan; Pará (Toty), Bruno Aguiar, Jeferson Bahia, Airton; Zé Mateus (Balotelli), Rodolfo Potiguar; Diego Jardel (Álvaro); Júnior Todinho (Jailson), Alex Sandro e Alex Ruan (Edílson).
Técnico: Luan Carlos
Tombense: Felipe Garcia; David (Diego Ferreira), Ednei, Roger, Manoel; Zé Ricardo, Rodrigo; Renatinho (Kleiton); Everton (Gabriel Henrique), Vinícius Mingotti (Jean Lucas) e Keké (Matheus Paquetá).
Técnico: Bruno Pivetti
Trio de arbitragem (RJ): Felipe da Silva Gonçalves Paludo, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Lilian da Silva Fernandes Bruno.
Árbitro de vídeo: Péricles Bassols (SP)
Gol: Álvaro
Cartões amarelos: Jeferson Bahia, Pará, Rodolfo Potiguar.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube