Brusque terá pré-incubadora de negócios criativos; saiba como se inscrever
Inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro
Inscrições podem ser feitas até 15 de fevereiro
Estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para o Programa Nascer, uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Sebrae.
O Projeto Nascer consiste na implantação de pré-incubadoras para ideias de negócios criativos no Estado, por meio do Cocriation Lab. As pré-incubadoras serão implantadas nas 15 cidades que contam com o Centro de Inovação e, por isso, Brusque está entre elas.
Como o projeto inicia em março, a Unifebe será a sede inicial do Programa Nascer até que a obra do Centro de Inovação seja concluída na cidade.
O presidente do comitê de implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Perstchy, afirma que a ideia é unir forças e formar um ecossistema de inovação em Brusque. Além da parceria da Unifebe, o programa no município terá também o apoio do Citi Brusque, incubadora reativada pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Associação Empresarial de Brusque (Acibr).
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez, é o coordenador geral e fundador do Cocriation Lab. Ele explica que a ideia é que em Brusque sejam selecionados de oito a 12 projetos pelo Programa Nascer, para serem pré-incubados e se transformarem em negócios.
“Eles passarão por treinamento, workshops, mentoria, terão todo o apoio para tirar suas ideias do papel e transformarem em negócios, tudo gratuito”, diz.
O Programa Nascer terá uma duração de cinco meses e poderá receber projetos nas mais diferentes áreas, como economia criativa, saúde, comércio, marketing, entre outros. “Estudantes que terminaram seu TCC e veem no trabalho um potencial de negócio podem se inscrever no programa”, ressalta.
O programa é aberto para toda a comunidade e o único requisito é ter, no mínimo, 18 anos completos. “Basta ter uma ideia. Hoje temos muitos empreendedores por falta de opção. Queremos mudar esse pensamento, que as pessoas queiram empreender com inovação”, destaca o professor.
Durante os cinco meses no programa, os integrantes terão orientação e todos os subsídios para tomadas de decisões que alavanquem o negócio. “Queremos que esse pensamento de inovação se perpetue na cidade. Vamos abrigar todos que têm interesse em desenvolver suas ideias”, destaca Pertschy.
As inscrições para o Programa Nascer podem ser feitas pelo site da Fapesc: plataforma.fapesc.sc.gov.br ou no nascer.fapesc.sc.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nascer@fapesc.sc.gov.br.