Brusque terá 11 projetos em programa catarinense de inovação e tecnologia

Iniciativa é da Fapesc, com apoio do Sebrae, em 15 polos no estado

Brusque terá 11 projetos em programa catarinense de inovação e tecnologia

Iniciativa é da Fapesc, com apoio do Sebrae, em 15 polos no estado

No total, 11 projetos de Brusque foram selecionados para o Programa Nascer, que ajuda pessoas a transformarem ideias em negócios dentro da pré-incubadora Cocreation Lab. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou a lista dos projetos selecionados para o programa, que tem apoio do Sebrae.

O presidente do comitê de implantação do Centro de Inovação, professor Günther Lother Pertschy, explica que foi criada uma metodologia para transformar ideias inovadoras em negócios, serviços e em organizações. “Vai transformar Santa Catarina, sem dúvida nenhuma, no estado mais inovador do país”, afirma.

No total, 24 projetos apresentaram documentação e passaram por entrevistas, e 11 foram selecionados. Os trabalhos iniciam efetivamente a partir deste sábado, 7, na Unifebe. Os idealizadores das propostas serão recepcionados e terão uma manhã de trabalho . O primeiro workshop relacionado ao programa será ministrado pelo professor de design da UFSC e fundador do Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomez.

Os projetos de todo o estado ficarão dentro de espaços colaborativos, que estimulam a criatividade e o empreendedorismo, além de fazer uso da Metodologia TXM Business, idealizada por Gomez.

O professor da UFSC conta que a escolha dos projetos foi difícil graças ao alto nível dos inscritos. ”Não é fácil definir quando uma ideia é melhor ou mais criativa que outra, mas é muito bom ver tantos catarinenses com ideias inovadoras”. Gomez ainda destaca que iniciativas como essa mostram o potencial para a economia criativa no estado.

Desenvolvimento dos projetos em Brusque

O professor Pertschy relata que, nos próximos meses, vários atividades vão acontecer para o desenvolvimento das ideias.

“Teremos vários encontros, com mentores, palestras, treinamentos, todo um suporte destinado a transformar as ideias em algo concreto. Vamos trabalhar em planos de negócios, verificações, pesquisas de viabilidade, se realmente são úteis e executáveis essas propostas para nossa sociedade”, diz.

Pertschy destaca que o desenvolvimento destes projetos é importante para que o Centro de Inovação de Brusque, que deve ser inaugurado em junho deste ano, cumpra seu papel para a sociedade.

“Queremos trazer as ideias e transformar em realidade. Estamos muito contentes, porque Brusque entra no circuito de inovação de Santa Catarina e apresenta seus primeiros momentos com propostas que a gente espera que a grande maioria se transforme em realidade”, comemora.

Enquanto o Centro de Inovação não é inaugurado, o espaço utilizado para os trabalhos será a Unifebe. Segundo Pertschy, há a possibilidade também de que outros locais sejam aproveitados.

“Estamos utilizando um espaço na Unifebe, mas, se em determinado momento, seja mais adequado acontecer em uma das entidades que fazem parte do comitê de implantação, sem problemas. Queremos unir forças do ecossistema de tecnologia como um todo”.

Serão oferecidos cinco meses gratuitos de mentorias, palestras, workshops e networking a 150 projetos espalhados em 15 cidades catarinenses. Além de Brusque, Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira participaram da iniciativa.