Brusque tem baixo aproveitamento na fase regional dos Joguinhos Abertos
Delegação avança com apenas uma modalidade da fase regional: futebol, que foi campeão
Delegação avança com apenas uma modalidade da fase regional: futebol, que foi campeão
Foi fraco o desempenho de Brusque na fase regional dos Joguinhos Abertos. No evento, realizado no município de Três Barras, apenas o futebol masculino do município conseguiu avançar para a fase principal. A delegação participou de quatro modalidades, sendo uma em dois naipes. Somente os municípios campeões ou vice-campeões das modalidades avançam para a etapa estadual. A competição em Três Barras terminou na última terça-feira.
Para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Delmar Tondolo, os resultados foram abaixo do esperado. “Nós tínhamos uma expectativa maior. Sabemos que é um trabalho de base e que está começando agora, mas mesmo assim queríamos que mais modalidades tivessem avançado”, afirma. Após os resultados, Brusque terminou na 6ª colocação geral de pontos da competição, e 5ª geral de medalhas.
A grande campeã dos Joguinhos, fase regional Leste Norte, foi Joinville. O município faturou ouro no basquete e no voleibol, ambos pelo naipe feminino, além de pratas no futsal, ambos os naipes, handebol masculino e voleibol masculino. Ainda deu tempo para a cidade campeã conquistar bronze no handebol feminino.
Futebol é campeão
O time juvenil do Brusque Futebol Clube representou o município no regional dos Joguinhos Abertos e faturou o título com uma campanha impecável. Foram quatro partidas com quatro vitórias, oito gols marcados e nenhum sofrido. No jogo final, contra Balneário Camboriú, os campeões venceram por 3 a 0 e ergueram o único troféu do município no evento.
Para o técnico Darlan Soares, o resultado veio para aliviar um pouco a carga da eliminação precoce do Bruscão no Campeonato Catarinense Série B Juvenil. “Era um trabalho que estava sendo bem feito, tanto que chegamos na última rodada com chances de classificação. Com esse título provamos que não há nada desperdiçado”, diz. Soares destaca também a união e a determinação do grupo. “Fizemos os atletas acreditarem que seriam capazes”.
Agora, o técnico sabe que o desafio será ainda maior. A próxima fase dos Joguinhos Abertos conta com as principais forças da modalidade no estado. “Teremos um mês de treino pela frente, um tempo bom para nos prepararmos. Apesar de saber que aumenta a dificuldade, nossa equipe está pronta”, afirma. Soares não descarta, no entanto, novas seletivas para encontrar outros jogadores.
Bronze no voleibol
A equipe de voleibol feminino de Brusque, composta por atletas da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (Abel), faturou o bronze no regional Leste Norte dos Joguinhos Abertos. Na estreia, vitória tranquila das jovens para cima do Bombinhas por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 8, 25 a 3 e 25 a 6.
A segunda partida também foi fácil para Brusque, que venceu São Francisco do Sul por 3 a 0. As parciais foram de 25 a 3, 25 a 5 e 25 a 13, e com este resultado as meninas do vôlei avançaram para as semifinais. Na partida decisiva, no entanto, o grupo sofreu a primeira derrota contra a forte Joinville, que se sagraria campeã. As parciais foram de 25 a 18, 25 a 16 e 25 a 17.
Na disputa de terceiro lugar, outro 3 a 0, mas desta vez a favor de Brusque. São Bento até chegou perto de vencer o primeiro set, que fechou em 25 a 23, mas não teve o mesmo fôlego e perdeu os outros dois por 25 a 10 e 25 a 17.
Dez modalidades para fase estadual
Além do futebol, Brusque disputará a versão estadual dos Joguinhos Abertos com outras nove modalidades que não precisaram de fase classificatória. São elas: futsal feminino, atletismo, ciclismo, caratê, taekwondô, xadrez, tênis de mesa, tênis de campo e natação. A competição será em Itajaí, entre 25 e 1 de agosto.