Predomínio maior do sol que brilhou em grande parte do dia.
Aumento de nuvens à tarde.

O Vale do Itajaí Mirim “ferveu” nesta quarta-feira,12, com valores máximos batendo os 40 ºC na nossa região. Em Brusque tivemos 40,0 ºC/bairro Tomaz Coelho; 39,7 ºC/Centro e 39,6 ºC no Rio Branco e Santa Luzia. Estas foram as temperaturas mais altas de 2018 até o momento, sendo que até então, o pico do ano havia sido registrado em 19/03/2018, com 37,7 ºC. A “SENSAÇÃO DE CALOR” chegou a incríveis 51 ºC, observado no bairro Santa Luzia, recorde daquela estação desde sua instalação, há três anos.

Registro de 40,0 ºC na estação de Tomaz Coelho, às 17h14min

Mas não foi só Brusque que o calor surpreendeu, em Guabiruba, os moradores do bairro Aymoré enfrentaram também valor máximo de 40,0 C, com sensação de 47 ºC. Abaixo trago as máximas de hoje, registrado por minha rede de estações, fixadas em seus respectivos locais descritos em anexo:

Fonte: Ciro Groh.
Abaixo temos os valores extremos de hoje na região do “Grande Vale”, neste tabelão elaborado pelo amigo Carlos Grothoff:
Fonte: Carlos Grothoff

CALOR SEGUE

Segundo dados extraídos junto a Bianca Souza, técnica em meteorologia, a quinta-feira,13, será mais um dia na lista das altas temperaturas, está certo que no termômetro não tão alto quanto nos últimos dias, mas ainda teremos algo entre 33 a 35°C em muitas cidades catarinenses no turno da tarde de amanhã.

O  sol aparece entre nuvens ao longo do dia, mas com chance de chuva entre o fim de tarde e a noite. Serão pancadas, típicas de verão, que são rápidas, por vezes intensa, mas bem isoladas. Essa condição vale para o Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia