Prefeitura de Brusque não realizará desfile cívico de sete de setembro no Centro
Escola do Steffen receberá solenidade oficial em alusão à Independência do Brasil
A Prefeitura de Brusque não realizará em 2017 o tradicional desfile de sete de setembro. Em anos anteriores, a comemoração em alusão à Independência do Brasil acontecia na avenida Cônsul Carlos Renaux, no Centro.
O secretário de Educação, José Zancanaro, diz que o evento não ocorrerá por dois motivos: para possibilitar maior participação da comunidade nos bairros mais distantes da área central e também devido a logística, já que para trazer os cerca de 4,5 mil alunos ao Centro traria transtornos à pasta.
“A semana da pátria é comemorada em qualquer rincão do país. O desfile não precisa acontecer necessariamente no Centro da cidade. Queremos prestigiar os bairros menores, além de evitar correria, já que são apenas 15 ônibus para alunos de 62 unidades escolares”, justifica.
O secretário diz que cada escola fará uma atividade no decorrer da semana – as menores, provavelmente na véspera do dia 7 de setembro e as unidades maiores, na quinta-feira.
Zancanaro afirma, no entanto, que haverá desfile cívico e solenidade com autoridades na Escola de Educação Fundamental Lions Club Companheiro Oscar Maluche, no Steffen, na quinta-feira, 7, às 8h, com a presença da fanfarra e dos atiradores do Tiro de Guerra.
No decorrer de toda a semana, os estudantes apresentarão trabalhos sobre o desenvolvimento do país, recitarão poesias e abordarão os significados das cores da bandeira nacional.
Escolas que promoverão atos cívicos na Semana da Pátria em Brusque
EEB João Hassmann
EEF Prefeito Alexandre Merico
EEF Pe. Vendelino Wiemes
EEF Angelo Dognini
EEF Alberto Pretti
EEF Lions Club Companheiro Oscar Maluche
EEF Luiz Gonzaga Steiner
EEF Professora Isaura Gouvêa Gevaerd
Guabiruba
Assim como no ano passado, em Guabiruba os desfiles cívicos serão realizados nos arredores das unidades escolares dos respectivos bairros. O evento acontece na véspera do feriado, na quarta-feira, 6. Além do hino nacional, acontecem apresentações que lembram à pátria. Caso chova, a escola maior abrigará as menores na sua área interna.
7h30min – Guabiruba Sul
– Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein
– Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt
– Escola Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti
7h30min – Centro
– Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel
– Escola de Educação Básica Professor João Boos
– Escola Municipal Paulo Schmidt
9h30 – Lageado Baixo
– Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner
– Escola Reunida Cesário Regis
13h – Aymoré
– Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt
– Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil
15h – São Pedro
– Escola Básica Municipal Escola Professor Carlos Maffezzolli
– Escola Reunida Municipal João Jensen
Botuverá
Já em Botuverá, o desfile cívico acontece na quinta-feira, 7, às 9h, na avenida Paulo VI, no Centro, e envolverá as cinco escolas. Cerca dos 700 estudantes desfilarão uniformizados e apresentarão danças ao longo do desfile. Se chover, a solenidade ocorrerá na quadra de esportes da Escola de Educação Básica Padre João Stolte.