Brusque já registrou 13 mortes no trânsito em 2021; comandante da PM avalia números

Em 2020, município registrou 20 óbitos em acidentes, sendo a maioria motociclistas

Até o início de novembro, Brusque já registrou 13 mortes em acidentes de trânsito neste ano. Destes óbitos, sete vítimas eram motociclistas, cinco conduziam carros e um era pedestre. No entanto, em 2020 foram registradas 20 mortes no trânsito, sendo 16 vítimas motociclistas.

O tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, explica que apesar de o ano ainda ter dois meses, os números estão menores, se comparados com 2020. No entanto, o número de mortes está mais concentrado no segundo semestre neste ano.

Ele explica que por volta de 2010 e 2012, Brusque tinha a média de 28 a 34 óbitos por ano. Em 2013, o município teve o ápice de melhor resultado, com apenas 15 mortes no trânsito.

Pedestre - Milena Ketlin Ristow, 9 anos. 17.07
Milena Ketlin Ristow, que tinha 9 anos, foi a única pedestre que morreu neste ano | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

“Esse ano é capaz que nós igualamos, ou quem sabe até batemos em 2013. O número de óbitos de trânsito para Brusque para a atual realidade não está ruim. Eu classificaria até como um número aceitável, não vou dizer bom porque o ideal é que não tivesse nenhum obviamente”, afirma o comandante. Ele acrescenta que de acordo com a realidade histórica de Brusque, “não dá para reclamar” dos números de 2021.

Apesar disso, o tenente-coronel comenta que há muitos itens que devem melhorar no trânsito de Brusque. “Nós temos vários abusos ainda, principalmente praticados por veículos de duas rodas, que é a moto. Tanto que a maioria dos óbitos são provenientes desse veículo, que é o nosso grande vilão”, pontua.

carro - Janaína Coito Comandolli, 17 anos. 7.11
Janaína Coito Comandolli morreu no início de novembro após sofrer um capotamento | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Imprudência no trânsito

O comandante comenta que a maioria dos acidentes com morte no trânsito ocorrem devido à falta de respeito a sinalização por parte dos motoristas. “Raramente são motivos de força maior, ou problema mecânico. Isso é raro. Geralmente é o fato álcool e drogas, ou o fator imprudência com condutor irresponsável, imaturo e desrespeitoso de uma forma geral”.

Otavio comenta que esse é o caso de alguns motociclistas de Brusque. “Parece que eles não têm amor a vida, acham que tem sete vidas, pois andam igual loucos no meio dos veículos. Então eu diria que esse é o principal fator, tanto que a maioria que morre ainda são motociclistas”, pontua.

Moto - Felipe da Cruz Nascimento, 20 anos, 24.10
Penúltimo acidente com morte ocorreu em outubro e Felipe da Cruz Nascimento foi a vítima fatal | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo o tenente-coronel, a frota de motocicletas de Brusque hoje gira entorno de 22% do número total de veículos. No entanto, os óbitos de pessoas que conduziam motos ficam entre 60% a 80%, conforme o histórico de acidentes do município.

“Isso mostra que esse pessoal que anda de moto, que geralmente são mais jovens, pessoas mais imaturas, abusam do veículo, da velocidade e da imaturidade que eles ainda possuem, infelizmente”, destaca.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube