Brusque inicia segundo semestre com saldo positivo de empregos; veja números

Botuverá e Guabiruba também tiveram mais contratações do que demissões em julho

Brusque inicia segundo semestre com saldo positivo de empregos; veja números

Botuverá e Guabiruba também tiveram mais contratações do que demissões em julho

O segundo semestre começou com saldo positivo de empregos em Brusque. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 2.632 admissões em julho e 2.424 desligamentos, o que resulta em um saldo de 208 novos postos de trabalho criados durante o mês.

A indústria foi o setor que mais contratou em julho, fechando o mês com saldo de 102 contratações. Logo após vem o setor de serviços, que finalizou julho com 95 novos postos de trabalho criados.

A construção civil terminou o mês com saldo de 30 contratações. Já o comércio foi o único setor que iniciou o semestre com saldo negativo, ou seja, teve mais demissões do que contratações.

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Cassia Conti, comemora o resultado e afirma que a expectativa é que os números de agosto também sejam positivos para o município e para o estado.

“O pessoal está otimista. Tivemos uma diminuição de tributos de combustíveis, e isso reflete para um giro maior da economia. Sabemos que o alimento ainda está pesando no bolso, mas em geral, a expectativa é de um segundo semestre bom. Sentimos que, como está havendo uma inflação mundial, o Brasil está conseguindo se destacar”.

Apesar do saldo total ser positivo, o segundo semestre de 2022 começou desacelerado em Brusque em relação a 2021 e 2020.

No ano passado, o mês de julho começou em Brusque com saldo de 556 novos postos de trabalho criados. Em 2020, o saldo foi ainda maior: 759 vagas preenchidas durante o mês.

A presidente da Acibr afirma que essa diferença nos números está relacionada à pandemia da Covid-19.

“Santa Catarina teve uma reação rápida da indústria durante a pandemia, voltamos ao trabalho muito antes de vários estados pólo. São Paulo, Minas Gerais, tiveram um lockdown grande e Santa Catarina, Brusque, estava abastecendo o Brasil, por isso, os números altos nos últimos dois anos”.

Guabiruba e Botuverá

Guabiruba e Botuverá também iniciaram o segundo semestre com saldo positivo de empregos. Em Botuverá, foram 91 admissões e 79 desligamentos durante o mês de julho, o que resulta em um saldo de 12.

Já em Guabiruba, o saldo total do mês de julho foi de 68. O município teve 314 admissões e 246 desligamentos.

Nas duas cidades, o setor com mais contratações durante o mês foi a indústria.