X
X

Buscar

Brusque está adiantada em relação a calendário estadual de vacinação contra Covid-19

“Objetivo é não deixar dose parada”, explica diretora da Vigilância em Saúde

A vacinação para a Covid-19 em Brusque está adiantada se comparada ao calendário divulgado pelo governo do estado no último dia 8. Segundo a programação estadual, neste momento, a previsão era de estar aplicando as doses na faixa etária dos 50 a 54 anos.

Em Brusque, mesmo com a queda de ritmo de 21% da vacinação em maio, pessoas de 48 anos já estão recebendo o imunizante. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a cidade avança na faixa etária assim que consegue finalizar a vacinação de certa idade.

Brusque já aplicou 53.596 doses da vacina contra a Covid-19, sendo que 39.572 pessoas receberam a primeira dose, e 14.024 pessoas a segunda.

A cidade recebeu, no total, 55.835 doses, o que significa que 95,9% das vacinas recebidas já foram aplicadas.

“O site do agendamento é monitorado todo o tempo. Ao sinal de ociosidade, é ampliada a idade para adesão total às vagas. O objetivo é oportunizar e não deixar dose parada”, explica Ariane.

A diferença entre o total recebido e o já aplicado, explica a diretora de Vigilância em Saúde, corresponde à chamada “reserva técnica” para as aplicações da segunda dose que estão ocorrendo e também para os agendamentos até o final da semana.

Segundo o calendário de vacinação estadual, todas as faixas etárias devem ser vacinadas até o dia 25 de outubro. Ariane explica que, apesar de Brusque estar adiantada nesse momento, isso não significa que essa tendência vá se manter até o fim da imunização.

“A abertura de faixa etária não quer dizer que tenha se completado a meta dos grupos por idade anteriormente liberados. Por isso, não se pode dizer que essa antecipação signifique que a cidade vá completar a imunização antes do prazo”.

A cidade trabalha com a estimativa de 90 mil pessoas para a soma de todos os grupos contemplados com a imunização, baseada em números do IBGE.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube