Brusque é uma das melhores cidades para fazer negócios na indústria

Levantamento é realizado anualmente pela Urban Systems

Brusque é uma das melhores cidades para fazer negócios na indústria

Levantamento é realizado anualmente pela Urban Systems

Brusque aparece no ranking das 100 melhores cidades para fazer negócio no segmento da indústria e da agropecuária. O estudo, produzido pela Urban Systems para a revista Exame, é realizado desde 2014 e, na edição de 2020, foi reformulado para levar em consideração os impactos da pandemia da Covid-19 nos municípios.

Até ano passado, as cidades com mais de 100 mil habitantes de todo o país eram avaliadas nos eixos de desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura.

Com a pandemia da Covid-19, em 2020 o estudo faz uma análise de segmentos econômicos e não mais por categorias. Os segmentos analisados foram: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário/construção civil e agropecuária.

Além desta mudança de conceito, o estudo deste ano também leva em consideração indicadores relacionados à Covid-19: infectados/habitantes, mortes/habitantes, taxa de letalidade, saldo de empregos em 2020, diversidade econômica, empregabilidade e o índice Firjan de Gestão Fiscal.

Indústria

No segmento Indústria, Brusque aparece na 79ª posição entre as 100 melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para se fazer negócio no país.

Para gerar o ranking neste segmento, a Urbam Systems avalia o emprego formal dos municípios no setor industrial; os empregos no setor com média e alta remuneração; estabelecimentos industriais; renda do trabalhador da indústria; exportação; distância do aeroporto; distância do porto; paralizações no serviço de água; rodovias federais e a concentração de empregos no setor.

Neste ranking, Brusque conquistou um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) de 5.676. Além de Brusque, outras cidades catarinenses aparecem no ranking da indústria: Joinville (49ª), Itajaí (51ª) e Jaraguá do Sul (52ª).

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Cassia Conti, ressalta a presença de Brusque no ranking do setor industrial. De acordo com ela, a mão de obra do município é diferenciada, o que contribui para o desenvolvimento das empresas.

“Um dos nossos pontos alto são a mão de obra, que é resultado da miscigenação de culturas que temos aqui. Além disso, temos a segurança pública que é muito boa e faz com que os empresários se sintam seguros para investir na nossa cidade”.

Ela destaca ainda como ponto forte da cidade o associativismo. “Somos uma cidade grande, que consegue manter essa característica de pequena, temos fluidez entre as entidades, os setores e o poder público. Isso agrega muito”.

A empresária também ressalta a localização do município, muito próximo de cidades como Blumenau, Itajaí, Florianópolis e Balneário Camboriú, e também de portos e aeroportos, que são fundamentais para a logística das indústrias.

Agropecuária

Brusque se destaca, entretanto, no segmento Agropecuária. A cidade aparece em terceiro lugar no ranking, atrás apenas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Para esse segmento, a Urban Systems levou em consideração os empregos no setor com média e alta remuneração; crescimento da produção da lavoura permanente; crescimento da produção da lavoura temporária; produtividade da lavoura permanente; produtividade da lavoura temporária; crescimento da produção pecuária; exportação agropecuária e empregos no setor agropecuário.

Neste setor, Brusque ficou com um IQM de 3.829, bem abaixo do que o conquistado no segmento industrial.

A Urban Systems explica que no ranking Agropecuária, as cidades apresentam notas mais baixas, mesmo as melhores colocadas, demonstrando que apesar de serem destaque, não possuem um predomínio de relevância em todos os temas analisados (lavoura permanente, temporária ou pecuária).

Além de Brusque, as cidades catarinenses que aparecem neste ranking são: Lages (12ª), Chapecó (48ª), Criciúma (84ª) e Palhoça (86ª).