Brincadeiras conscientizam sobre cuidados no trânsito
Ação foi desenvolvida na Escola Municipal Águas Negras, em Botuverá
Ação foi desenvolvida na Escola Municipal Águas Negras, em Botuverá
Com o objetivo de conscientizar alunos e pais sobre mortes e acidentes no trânsito, a Escola Municipal Águas Negras, de Botuverá, realizou durante o mês passado – o Maio Amarelo. Palestras, músicas, vídeos e brincadeiras lúdicas fizeram parte das atividades que envolveu os 176 estudantes da rede: crianças do infantil (três a cinco anos) e do fundamental (seis a dez).
Desde a segunda quinzena de maio aconteceram palestras de 30 minutos por dia com explicações básicas de como um pedestre deve atravessar a rua corretamente, a utilização do banco traseiro do veículo por crianças até dez anos, bem como, o respeito que se deve ter entre todos que utilizam o trânsito.
Conforme a professora Jakeline Hodecker Colzani, as crianças devem aprender desde cedo princípios de educação e cordialidade na sociedade, pois essas ações serão refletidas no trânsito. “Instruímos eles na escola para que possam levar para casa e também ensinar os pais, muitas vezes até ‘puxar a orelha’ dos familiares que fazem algo errado no trânsito”.
Jakeline aponta que as atividades propostas foram bem aceitas pelos alunos, que através de brincadeiras lúdicas colocaram em prática o aprendizado. Na última quarta-feira, 27, no ginásio do bairro Águas Negras, foram construídas vias públicas, para que as crianças, com bicicletas e motocas trazidas de casa, pudessem observar as dificuldades dos motoristas e dos pedestres. “Eles puderam se colocar no lugar do outro”, destaca a professora.
Na ocasião, os pais dos estudantes também participaram. “Foi uma integração positiva, já que eles conseguiram exercitar o projeto brincando. Com o apoio dos pais, a ação foi mais intensa”, ressalta Jakeline, frisando que nove professoras, duas monitoras e uma secretária participaram das atividades do mês.
A professora Sandra Regina Pavesi explica que durante o ano são discutidos, por meio de um planejamento da grade curricular escolar, assuntos de destaque social, como o trânsito durante o Maio Amarelo. Em junho, o foco será o meio ambiente.