Brasileirão: confira balanço do Brusque Basquete ao final da primeira fase e data da repescagem

Equipes voltam à quadra da Arena Brusque a partir de 15 de maio; Brusque Basquete enfrenta o Anápolis Vultures

Terminada a primeira fase do Campeonato Brasileiro de basquete, os times passam por uma pausa para disputar a repescagem em 15 de maio, na Arena Brusque. O Brusque Basquete, quinto colocado da Conferência Hélio Rubens Garcia, enfrenta o Anápolis Vultures (GO), quarto colocado da Conferência Gerson Vitalino. Os horários das partidas ainda não foram definidos.

O Marreco obteve três vitórias (contra Londrina Predial, Joinville/AABJ e ADRM) e sete derrotas na primeira fase, perdendo alguns jogos no detalhe para alguns dos melhores times do campeonato. Contra o Joinville, perdeu por um ponto, e contra o NBPG, caiu na prorrogação, em partidas de alto nível.

O time do técnico Abdala Salomão também protagonizou a partida com o menor placar até aqui: a vitória sobre a ADRM, de Maringá (PR), por apenas 55 a 51. O treinador exalta a equipe em seus bons momentos do jogo, mas reconhece algumas falhas que custaram partidas.

“Estamos pecando por um pouco de maturidade da garotada, mas jogo a jogo eles vão amadurecendo. Não é levando para o lado de justificativa. Estamos juntos há três meses somente, por isso a minha perspectiva e dos jogadores também é que continuemos numa crescente evolução”, destaca.

Próximas fases

Osasco e Flamengo Blumenau, as melhores equipes da Conferência Gerson Vitalino, estão classificadas às quartas de final, assim como União Corinthians e NBPG, líder e vice-líder da Conferência Hélio Rubens Garcia. As outras equipes disputam a repescagem em jogo único, e o Brusque Basquete enfrenta o Anápolis Vultures.

“O Anápolis é uma equipe bastante aguerrida, trabalha bem dentro e fora do garrafão. Possui jogadores um pouco mais rodados no meio do basquete e fizeram bons jogos dentro da conferência deles. Lógico, assim como todos os times com que nós jogamos até aqui, é uma equipe para a qual precisamos estar concentrados durante o jogo inteiro, executando uma defesa forte para tirar da rotina deles os jogadores que mais buscam o jogo”, comenta Abdala Salomão. O técnico promete a mesma garra da primeira fase para chegar às quartas de final.

A fase seguinte à repescagem é definida em melhor de três. Depois, passa-se ao Final Four, com semifinais e final disputadas em jogo único, além da decisão do terceiro lugar. Em vez de medalhas, os campeões ganharão anéis, como é tradicional na National Basketball League (NBA). A final será disputada em 22 de maio.

Repescagem

Joinville/AABJ x Vila Nova/AEGB
Botafogo x ADR Maringá
Londrina Predial x Blackstar Joinville
Anápolis Vultures x Brusque Basquete

Destaques individuais

Alguns jogadores do Brusque Basquete estiveram em grandes momentos individuais nestas sete rodadas realizadas na Arena. O armador Kevin foi o terceiro melhor em média de roubos de bola (2,4), empatado com o compatriota estadunidense Deonta Stocks, do Flamengo Blumenau. Na Conferência Hélio Rubens Garcia, foi o melhor. O pivô Finão é o quarto melhor em média de tocos (1,4). O ala Matheus Bernardo e o armador Gabriel Assunção também aparecem entre os 10 melhores de algumas médias.

Kevin

33 anos
2,08m
14 tocos