Botuverá e Guabiruba registram aumento na procura de atendimento por sintomas respiratórios

Secretarias de Saúde monitoram situação para tomar medidas cabíveis

Botuverá e Guabiruba registram aumento na procura de atendimento por sintomas respiratórios

Secretarias de Saúde monitoram situação para tomar medidas cabíveis

O panorama de aumento de casos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, que atinge todo o Brasil, também reflete em Botuverá e Guabiruba.

Segundo a secretária de Saúde de Botuverá, Márcia Cansian, a procura por atendimento cresceu consideravelmente após a virada do ano. Por conta disso, a prefeitura inclusive aumentou a capacidade de atendimento do sistema público de saúde.

“Segunda e terça-feira tivemos uma sobrecarga bastante grande, por isso a gente fez a chamada de mais um médico. O que temos visto é que o pessoal tem procurado logo nos primeiros sintomas, a maioria esteve viajando neste período de fim de ano. Dificilmente são pessoas que permaneceram no município”.

Botuverá convocou mais um médico para atender demanda | Foto: Google Maps/Reprodução

Após ficar quase um mês sem casos ativos de Covid-19, atualmente Botuverá tem quatro pessoas positivadas para a doença. O sistema público de saúde da cidade está atendendo, em média, quase 20 pacientes por dia com síndrome gripal.

“A gente tem um centro de testagem na Unidade de Saúde do Centro. Tem uma equipe só para esse atendimento. Todas as pessoas que estão com síndrome gripal são direcionadas para esse serviço”.

Apesar da alta procura, Botuverá segue com dois tipos de testes de Covid-19 disponíveis: o rápido e o PCR, que são utilizados de acordo com o perfil e o tempo de sintomas dos pacientes.

Casos leves e moderados em Guabiruba

Os postos de saúde de Guabiruba só retomam as atividades no dia 11, mas a cidade registra um aumento considerável de atendimentos no Centro de Triagem, que fica nos fundos da Unidade Básica de Saúde do Centro, e no hospital.

“Houve sim aumento de casos de Covid-19 e os testes são realizados no Centro de Triagem. As orientações que estamos passando é para continuar os cuidados como uso de máscara em locais com aglomeração de pessoas, uso de álcool gel e, em caso de sintomas, procurar o Centro de Triagem para teste e avaliação”, explica a secretária de Saúde, Amanda Kormann.

Nesta quarta-feira, 5, Guabiruba registrou 16 novos casos de Covid-19, chegando a 36 ativos. Até o momento, Guabiruba não precisou tomar nenhuma medida para ampliar a capacidade de atendimento, mas a secretaria avalia a situação diariamente.

Apesar do aumento no atendimento de pessoas com síndromes gripais em Guabiruba, de acordo com a secretária, a maioria dos casos são leves ou moderados, sem necessidade de internação.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo